Passou hoje (18) na Comissão de Urbanismo o projeto de Pastor Ascendino Batista (PSD) que autoriza a Prefeitura a instalar câmeras de monitoramento em pontos estratégicos dos cemitérios públicos municipais, especialmente nas entradas, saídas, alamedas principais e nas proximidades de áreas consideradas mais vulneráveis. O objetivo é preservar túmulos, jazigos, mausoléus e demais bens patrimoniais.
Segundo o Projeto de Lei Ordinária 187/2025, as imagens captadas pelas câmeras instaladas nos cemitérios municipais serão integradas ao sistema de videomonitoramento do município, ficando sua gestão e fiscalização sob a responsabilidade da Guarda Municipal ou da secretaria municipal competente.
“Infelizmente, é recorrente a depredação de túmulos, jazigos, lápides e demais estruturas funerárias, causando não apenas significativos prejuízos materiais às famílias, mas, sobretudo, um profundo abalo emocional àqueles que desejam preservar a memória e a dignidade de seus entes queridos. Esses atos criminosos não apenas violam espaços sagrados de respeito e luto, como também atentam contra o sentimento coletivo de paz, reverência e segurança nesses ambientes”, justifica o vereador.
Tramitação
A proposta teve parecer favorável de Franciel Iurko (MDB) e ainda precisa passar pela Comissão de Saúde, antes de chegar ao plenário.







