Os vereadores usaram a tribuna na sessão desta terça-feira (15) para lembrar o dia mundial de conscientização da contra a violência a pessoas idosas. Segundo o vereador Adilson Girardi (MDB), um requerimento será protocolado, pedindo a criação da Comissão Especial para tratar das políticas públicas para a pessoa idosa em Joinville.
“O objetivo é discutir o tema com gestores municipais, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (Comdi), gestores das Instituições de Longa Permanência, entre outros”, disse o proponente.
Para o vereador Kiko do Restaurante (PSD), com a pandemia, a data ganhou ainda mais relevância. “Vemos aumento nas denúncias de casos de violência contra as pessoas fragilizadas pelo abandono e abusos físicos e psicológicos”, afirmou.
A vereadora Tânia Larson (PSL) lembrou que a violência contra o idoso pode também englobar abusos financeiros. Ela fez um apelo para que as pessoas denunciem por telefone, pelo número 100.
Já a vereadora Ana Lucia (PT) observou que bancos e financiadoras exploram os idosos, oferecendo empréstimos a juros exorbitantes, sem esclarecer direito os termos dos contratos. “Considero isso uma violência, pois prometem algo e induzem os idosos ao erro”, afirmou.
O vereador Cassiano Ucker (Cidadania) destacou que a data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e que os casos de violência contra idosos cresceram em todos os estados brasileiros no último ano. “Muitas vezes a violência vem de pessoas próximas, por isso é nosso dever denunciar qualquer situação suspeita”, afirmou.
Para o vereador Pastor Ascendino (PSD), muitas vezes a violência é caracterizada pela omissão.
O vereador Claudio Aragão (MDB) também destacou o assunto, afirmando que o Comdi faz um excelente trabalho, mas como os casos de violência contra o idoso são muito numerosos, é dever de todos denunciá-los e combatê-los.