RESUMO: Vereadores de Joinville, Pastor Ascendino Batista e Vanessa da Rosa, cobraram a inauguração do CEI Iramar João Viana na Vila Cubatão. A unidade, que atenderá até 380 crianças, está pronta, mas sua abertura foi atrasada por problemas burocráticos. A organização responsável pela gestão, ABCD da Educação, afirmou que o CEI deve começar a funcionar até meados de outubro, após a finalização da documentação, contratação de professores e compra de mobília.

Os vereadores Pastor Ascendino Batista (PSD) e Vanessa da Rosa (PT), que é membro da Comissão de Educação, estiveram hoje (10) no Centro de Educação Infantil (CEI) Iramar João Viana, na Vila Cubatão, na zona norte. O prédio está pronto, mas, devido a entraves burocráticos, ele ainda não foi inaugurado. O CEI deverá receber entre 360 e 380 crianças, de quatro meses a menos de seis anos de idade, em períodos parcial e integral.

Recebidos pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e da organização social que administrará o CEI, os vereadores cobraram a inauguração, que está atrasada, segundo Pastor Ascendino. “A comunidade tem cobrado muito a inauguração” – disse o parlamentar, que sugeriu a fiscalização do local-, “as crianças da região precisam de um lugar pra estudar enquanto os pais trabalham, é urgente”.

A vereadora Vanessa da Rosa criticou a terceirização da educação, o que, para ela, é o real motivo do atraso, já que tira das mãos da secretaria municipal a gestão do CEI. “Esse é um dos entraves de a gente terceirizar a educação”, disse.

Fachada do CEI Iramar João Viana/ Mauro Schlieck/CVJ

Quando vai funcionar

Até meados de outubro, o CEI deverá estar funcionando, garantiu o gestor da Associação Brasileira de Cultura, Desporto e Educação (ABCD da Educação), Raphael Gonçalves. A organização foi conveniada à Prefeitura, em fevereiro, para gerir o CEI.

Em 7 de outubro, perto da data provável da abertura, representantes da organização devem participar de uma reunião de Educação na CVJ.

Vanessa da Rosa e Pastor Ascendino Batista na diligência/Mauro Schlieck/CVJ

Porque atrasou

O CEI foi construído na área de um condomínio de casas populares entregue pela Prefeitura no aniversário da cidade, em março. Desde então, moradores que já ocuparam as casas, esperam a abertura do CEI.

O motivo do atraso foi um entrave na documentação da ABCD da Educação junto à Prefeitura. Desde maio, eles já têm CNPJ apto à abertura da unidade, mas, como o prédio ainda não tinha numeração, as licenças atrasaram – hoje, finalmente, o processo burocrático foi finalizado.

O processo de seleção e contratação de professores começará amanhã, disse o gestor da organização. E, assim que for feito o primeiro repasse da Prefeitura, a mobília será comprada. Durante esse período, após a contração dos professores, a Secretaria de Educação fará a matrícula dos alunos.

Acompanharam a diligência da Comissão de Educação o diretor da Secretaria de Educação Felipe Hardt e a gerente de Educação Infantil Julcimara Trentini.

Vista interna do CEI/Mauro Schlieck/CVJ

Deixe um comentário