Vereadores de Joinville pediram o reforço de pelo menos cem policiais para o efetivo da cidade ao comandante-geral da Polícia Militar de SC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, em reunião nesta terça-feira (17), em Florianópolis.
Presidente da Comissão de Proteção Civil e Segurança Pública da Câmara de Joinville, o vereador Pastor Ascendino Batista (PSD), disse que a PM vai formar cerca de 600 policiais, nos próximos dias, e que faltam agentes na cidade. A lotação dos policiais será anunciada pelo governo estadual nos próximos dias.
“Nós cobramos o aumento do efetivo a pedido da população, porque esse é o nosso dever, e acredito que teremos boas notícias”, afirmou Pastor Ascendino Batista, que está confiante no anúncio de aumento de efetivo pelo governador Jorginho Mello (PL).
Integraram a comitiva os vereadores Brandel Junior (PL), Érico Vinicius (Novo), Neto Petters (Novo) a vice-prefeita, Rejane Gambin (Novo), e representantes das entidades ACIJ, OAB Joinville, CDL, Ajorpeme e Acomar. Estavam na reunião com o grupo de Joinville o subcomandante-geral da PM, Alessandro José Machado, e o comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), que possui atuação em Joinville e região, o coronel Iagã Indalêncio Cota.
Em reunião da comissão nesta segunda-feira, na Câmara, vereadores, associações de moradores e representantes de conselhos comunitários de segurança defenderam um maior número de policiais.