Vereadores da Comissão de Urbanismo fiscalizaram, na manhã desta quarta-feira (7), o canteiro de obras na frente do Adhemar Garcia da Ponte Joinville, que ligará o bairro ao Boa Vista, sobre o rio Cachoeira. Iniciada um ano atrás, e com mais um ano previsto até a finalização, a ponte de 980 metros é a maior obra municipal do Brasil, segundo o presidente da comissão, vereador Lucas Souza (Republicanos).
Ainda segundo o parlamentar, o cronograma de execução está em dia, e os desafios se darão na etapa de concretagem, quando um grande volume de concreto será necessário – 76 mil toneladas. Nessa fase, que deve ocorrer em junho ou julho, os vereadores voltarão a fiscalizar as obras. “São mais de 30 anos de expectativa social por essa obra e o que nos deixou felizes é saber que o cronograma está em dia”, afirmou Souza.

Também foram à diligência Liliane da Frada (Podemos), Vanessa Venzke Falk (Novo), Adilson Girardi (MDB) e Wiliam Tonezi (PL). Eles foram recebidos por engenheiros do consórcio Nova Engevix – Azimute e da Álya Construtora e pelo secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jorge Luiz Correia de Sá, e sua equipe.
Para Wiliam Tonezi, que já vem fiscalizando a construção da ponte desde a legislatura anterior, o cronograma é justo e a obra não deve ser concluída no prazo. “Não há fôlego para a execução da obra, se você atrasar uma etapa, não consegue mais recuperar”, argumentou. Tonezi disse ainda que a execução está diferente do edital e que vai solicitar documentos para acompanhar cada etapa.
O investimento na Ponte Joinville é US$ 40 milhões, conforme valor do contrato de financiamento internacional assinado pela Prefeitura de Joinville com o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).
Detalhes técnicos
Canal navegável sobre o Rio Cachoeira: largura de 80 metros e altura de 9,5 metros
Aço: 2 mil toneladas
Concreto: 76 mil toneladas
Escavação para estacas de fundação: 3,3 quilômetros
Estacas metálicas: 210 toneladas