RESUMO: A Escola do Legislativo de Joinville, por meio do projeto “Tampinhas Plásticas”, arrecadou mais de 200 mil tampinhas, visando estimular a responsabilidade social e os ODS. As tampinhas serão doadas à ONG Patinhas Carentes Joinville, que as utiliza para financiar castrações de animais. Iniciado em abril de 2025, o projeto já possibilitou mais de 1.500 castrações desde 2017, ensinando valores como cidadania e cuidado ambiental aos jovens parlamentares.

A Escola do Legislativo de Joinville acaba de alcançar uma importante marca de impacto socioambiental: mais de 200 mil tampinhas plásticas foram arrecadadas por vereadores mirins, suplentes e conselheiros dentro do projeto “Tampinhas Plásticas”, promovido como uma das ações das Olimpíadas da Educação Legislativa.

A entrega oficial será realizada na próxima segunda (7), quando todo o material será destinado à ONG Patinhas Carentes Joinville, referência local na proteção animal.

O projeto, que teve início em abril de 2025, é coordenado pela Escola do Legislativo, presidida pelo vereador Érico Vinicius (Novo), e segue mobilizando os jovens parlamentares até setembro.

A iniciativa tem como foco o estímulo à responsabilidade social e ao compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Cada tampinha representa mais do que uma ação simbólica: é uma ferramenta concreta para transformar a realidade de cães e gatos em situação de vulnerabilidade na cidade.

Tampinhas financiam castrações

A campanha tem como principal objetivo contribuir com a causa animal, utilizando as tampinhas plásticas como moeda solidária.

Para se ter uma ideia do impacto, a cada 300 quilos de tampinhas, é possível custear a castração de um animal de porte médio. Um passo fundamental no combate à superpopulação e ao abandono de animais domésticos.

Por meio da educação legislativa, a iniciativa ensina na prática valores como o cuidado com o meio ambiente, a empatia e a cidadania.

“Esse projeto é uma ponte entre o poder público, a juventude e a sociedade civil organizada. É um exemplo claro de como a formação política pode ser também instrumento de transformação social”, destaca Juliana Filipe, coordenadora da Escola do Legislativo.

Tampinhas armazenadas na Escola do Legislativo/ Mauro Schlieck/CVJ

Mais de 1,5 mil castrações

Idealizado em 2017 pela vereadora Tânia Larson (União Brasil), voluntária da ONG Patinhas Carentes Joinville, o projeto Tampinhas Plásticas já garantiu mais de 1.500 castrações ao longo dos anos, além da compra de rações, medicamentos, vacinas e atendimentos veterinários para milhares de animais.

A partir de 2019, o grupo intensificou os investimentos na castração, como forma de promover o controle populacional e evitar o sofrimento de animais abandonados.

 

Deixe um comentário