Os vereadores da Comissão Especial da Região Metropolitana de Joinville (RMJ) retomaram o debate sobre a integração intermunicipal do transporte coletivo urbano. A Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) foi o órgão municipal convidado para a discussão.

Os trabalhos de estudo e planejamento da Sepud, visando a região metropolitana, ainda não foram iniciados, conforme relatou o Coordenador I de Mobilidade Urbana da secretaria, Diego Felipe da Costa. Entretanto, a previsão de Diego é que nos próximos meses um trabalho já poderá ser apresentado pela secretaria.

O coordenador de mobilidade também destacou que a secretaria tem estudos preliminares para o transporte marítimo, entre Joinville e São Francisco do Sul. A informação foi repassada após questionamento feito pelo presidente da comissão, Lucas Souza (PDT), sobre a possibilidade de novos modais de transporte.

Membro da comissão, o vereador Adilson Girardi (MDB) refletiu acerca da mentalidade de trabalho da secretaria com a criação da região metropolitana. Segundo o vereador, em um cenário metropolitano, as decisões deixam de ser exclusivamente locais para serem projetos regionais, que, pela complexidade, demandam mais tempo e recursos.

Reunião

A comissão aprovou o convite para a presença das diretorias de três associações de municípios na reunião da próxima terça-feira (4). O requerimento, proposto por Lucas Souza, inclui a Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), a Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) e a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali).

Conforme Lucas Souza, as associações têm papel importante na articulação política entre os municípios que poderão integrar a região metropolitana de Joinville.