Durante a palavra livre da sessão desta terça-feira (1), os vereadores abordaram temas diversos. Pavimentação, zeladoria, saúde, infraestrutura urbana e rural, segurança pública foram algumas das abordagens. Confira os destaques abaixo.
Brandel Junior (Podemos) parabenizou a Prefeitura pela “roçada” realizada no sambaqui da rua Teresópolis. Além disso, propôs uma revitalização asfáltica nas ruas, ao invés de operações tapa-buracos, diminuindo, assim, os custos operacionais.
Nado (PROS) agradeceu a Prefeitura pelos trabalhos de desassoreamento de rios no bairro Costa e Silva.
Kiko do Restaurante (PSD) homenageou o padre Aldemar, recentemente transferido para o bairro Aventureiro. O vereador também acolheu o novo pároco da sua região, Espinheiros, padre Osmar de Oliveira.
Pastor Ascendino (PSD) apelou para que as Unidades Básicas de Saúde do Jardim Paraíso sejam olhadas com mais atenção. Ele citou a falta de médicos na região e a dificuldade dos munícipes na marcação de consultas.
Diego Machado (PSDB) celebrou o avanço do setor agrícola. Ele citou o aumento da produtividade das criações bovinas em Joinville. Também relembrou sua proposta junto ao prefeito Adriano Silva de fortalecer a Unidade de Desenvolvimento Rural do município.
Tania Larson (PSL) parabenizou a advogada Maria de Lourdes Zimath pela diplomação como conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil. A causídica é a primeira mulher a representar a cidade em esfera federal nesta função. A vereadora ainda relatou a necessidade de mais políticas públicas de valorização das mulheres.
Wanderlei Monteiro (PT), suplente que assume por 31 dias a vaga de Ana Lucia, criticou as políticas do governo federal de, segundo ele, precarização dos direitos trabalhistas. Ele defendeu a política de distribuição de rendas, alegando o consequente movimento do dinheiro na economia local.
Cassiano Ucker (Cidadania) voltou a criticar a falta de solução para a escassez de oferta de análogos de insulina em Joinville, que, segundo o vereador, tem prejudicado os pacientes de diabetes na cidade faz mais de um ano.
Sidney Sabel (Democratas) acolheu o novo colega Wanderlei Monteiro.
Adilson Girardi (MDB) comentou sobre a falta de água nas estradas Blumenau e Anaburgo, na região rural do bairro Vila Nova. Relatou problemas de segurança e poluição nos rios da região, especialmente aos fins de semana, quando aumenta o movimento de banhistas. Declarou também que fez um requerimento à Comissão de Proteção Civil para debater o assunto. E disse que tem cobrado da Prefeitura a substituição de abrigos de ônibus na rodovia do Arroz.
Neto Petters (Novo) relembrou o trabalho da CPI do rio Mathias, já que, neste dia, completou-se um ano de sua instituição. Segundo ele, foram encontrados, pelo menos, cinco erros na parte de licitação e dois na parte de contratos. Seis pessoas, três jurídicas e três físicas, foram responsabilizadas no relatório da comissão.
Willian Tonezi (Patriota) falou da falta de médicos no município, alegando a necessidade de se pensar em soluções de curto e de longo prazos. Tonezi também pediu uma lombada na av. Santos Dumont para reduzir os acidentes naquela via.
Lucas Souza (PDT) falou sobre os trabalhos iniciados na Comissão Especial do Natal Cultural, por meio da qual os vereadores investigam causas e responsabilidades sobre o desabamento da calçada durante o evento na noite de 22 de novembro de 2021, que vitimou com ferimentos leves 33 pessoas.