O segundo suplente do PT nesta legislatura, Wanderlei Monteiro, assumiu hoje como vereador na vaga da titular Ana Lucia Martins, que se licenciou por 31 dias. Monteiro é metalúrgico e dirigente sindical. Nas eleições de 2020, ele fez 1.025 votos.

Wanderlei Monteiro chega à CVJ pela primeira vez aos 48 anos. Natural de Ibirama, está em Joinville há 42 anos e, anteriormente, já havia se candidatado a vereador em 2016. Em 2018, tentou para deputado estadual. Nas duas ocasiões, não se elegeu.

Em seu primeiro discurso, ele agradeceu ao partido e aos 28 candidatos que compuseram a chapa nas eleições de 2020. Disse que, sem eles, não teria alcançado a vereança. Enalteceu também a política do diretório municipal do PT de estabelecer rodízio entre os suplentes, para que todos tenham a chance de serem vereadores.

Monteiro pretende focar seu trabalho dentro da CVJ na defesa dos direitos dos trabalhadores. O novo vereador é casado, tem uma filha e atua na direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville e na Central Única dos Trabalhadores em Santa Catarina.