A fila de cirurgias eletivas foi assunto mais uma vez nesta quarta-feira (5) na Comissão de Saúde. Os vereadores têm acompanhado as ações das secretarias estadual e municipal de Saúde para resolver o problema da grande quantidade de pacientes esperando por cirurgias.
Entre as ações para diminuir a fila, a gerente regional de Saúde, Graziela Vieira de Alcantara, citou que tem sido oferecida aos pacientes, especialmente de oncologia, a possibilidade de cirurgia em outros municípios.
Graziela afirmou ainda que a secretaria estadual habilitou o Hospital Bethesda como alta complexidade para cirurgias de traumato-ortopedia. O objetivo é ter em Joinville uma alternativa para que as cirurgias eletivas não se concentrem apenas no HMSJ, que faz também cirurgias de emergência.
Já a secretária de Saúde de Joinville, Tânia Eberhardt, afirmou que cinco novas salas de cirurgias vão começar a funcionar na próxima semana no Hospital Municipal São José (HMSJ).
Os hospitais de Joinville têm 10.368 solicitações de cirurgias eletivas pendentes. No HMSJ são 4.848 solicitações, sendo 4.132 de Joinville.
A macrorregião do Planalto Norte, que abrange Joinville e outros 25 municípios, tem atualmente 19.509 pacientes aguardando cirurgia eletiva. As cirurgias do aparelho digestivo, órgãos anexos e parede abdominal e do sistema osteomuscular são as mais requisitadas.