O vendaval que atingiu o sul do Brasil há duas semanas provocou R$ 82 milhões em perdas na agricultura da região de Joinville. A informação foi revelada pela Gerência Regional da Epagri durante a Comissão de Economia desta segunda-feira (24). Para amenizar as consequências para os agricultores, os convidados defenderam que eles mantenham suas produções seguradas.
O gerente regional da Epagri, Hector Haverroth, contou que as culturas de banana e pupunha foram as mais atingidas na região nordeste do estado. Na área rural de Joinville, as perdas somaram R$ 5,7 milhões.
Como um encaminhamento para os produtores que se enquadram na agricultura familiar, o representante da Epagri reforçou a importância da contratação de seguros para as produções. Haverroth defendeu, principalmente, os programas de seguros subsidiados pelos governos estadual (Reconstrói SC e o Invest Agro Emergencial) e pelo governo federal (Proagro).
Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bade concordou com a defesa do representante da Epagri e destacou que é normal a contratação de seguros em outras áreas da economia.
Os vereadores Adilson Girardi (MDB), Cleiton Profeta (PL) e Tânia Larson (União) também se manifestaram favoráveis ao encaminhamento. Tânia ainda reforçou que os eventos climáticos tendem a ser mais frequentes nos próximos anos.
Outro encaminhamento da comissão foi a realização de novo encontro para debater o tema, desta vez de forma preventiva e não apenas reativa. A sugestão partiu de Fernando Bade, a partir da provocação da presidente da Associação de Moradores da Estrada dos Morros (AMEM), Silvia Brummer Yanetzky. O novo encontro ainda não tem data definida.