O Projeto de Lei Ordinária nº 53/2021, que cria o mês “educar pela igualdade racial” em Joinville, foi aprovado em plenário nesta segunda-feira (24). O texto de autoria de Ana Lucia Martins (PT) visa a valorização e conscientização sobre a importância do estudo da história e da cultura africana e afro-brasileira nas instituições de ensino do município.

Além da abordagem em sala de aula, o projeto aprovado prevê que a Prefeitura de Joinville poderá, a seu critério, organizar atividades alusivas ao tema. Os ensinos público e privado de Joinville deverão dedicar o mês de março para o trabalho de conteúdos em prol da eliminação da discriminação racial.

Conforme justificativa da autora, a escolha de março se dá porque o mês abriga, no dia 21, o Dia Internacional de Luta Pela Eliminação da Discriminação Racial, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ana Lucia Martins destacou que o texto é mais uma ação na tentativa de diminuir o racismo, que ela avalia como grande mal que afeta muitas pessoas.