A oferta de assentos em voos no aeroporto de Joinville deve subir 4% no ano que vem. A estimativa das companhias aéreas foi apresentada pela concessionária do aeroporto da cidade, a Motiva, antiga CCR. Entre 2024 e 2025, esse aumento foi de 7%. A ocupação dos aviões na cidade este ano é de 79%.
O aumento na oferta de assentos no ano que vem é esperado mesmo sem a criação de novas rotas e em um contexto de “percalços” do setor aéreo nacional, que enfrenta problemas financeiros, segundo a equipe da concessionária. A apresentação foi feita à Comissão de Economia da CVJ, nesta segunda-feira (20), em discussão sobre oferta e demanda de voos na cidade.
Segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, William Escher, segundo dados apurados pelo grupo de trabalho “Voe por Joinville”, 40% dos bilhetes aéreos vendidos na Região Norte de SC tem saída pelo aeroporto de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR).

Executiva de Negócios Aéreos da Motiva Aeroportos, Graziela Delicato afirmou que as companhias vão continuar baseando-se em demanda e oferta de mercado para criar novas rotas – não há novidades neste sentido para Joinville.
A presidente da comissão, Vanessa Venzke Falk (Novo), disse que entende a deterioração financeira das companhias aéreas do país e que a cidade continuará a desenvolver seu turismo para tornar-se cada vez mais atraente como destino para as companhias aéreas. “Temos que ter promoção, estrutura e captação de mais eventos”, disse, “a gente já trabalhou na diminuição do ICMS do combustível [além do ISS do setor logístico, um imposto local], mas podemos melhorar mais ainda”.
“Joinville é um grande potencial e poderia ter muito mais voos do que tem hoje”, lamentou o vereador Érico Vinicius (Novo).