O prefeito Carlito Merss teve uma importante vitória político-administrativa na última sessão ordinária do ano, terminada há poucos instantes no plenário da Câmara de Vereadores de Joinville. Mesmo com apoio minoritário entre os parlamentares, o mandatário teve aprovados projetos de sua autoria que criam a Secretaria Municipal de Proteção Civil e Segurança Pública e também o Fundo Municipal de Proteção Civil.

O fundo estará ligado à nova secretaria. O objetivo é assegurar recursos de modo a garantir a execução de ações preventivas e de assistência emergencial às pessoas e áreas atingidas por desastres naturais. O fundo, determina o projeto aprovado pelos vereadores, será recheado com dinheiro do “orçamento municipal, receitas de outros fundos, subvenções, auxílios e contribuições públicas e privadas, doações, legados e valores recebidos de pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou internacionais, transferências de convênios e acordos, valores oriundos de ajustes de conduta, saldos de créditos extraordinários e especiais em decorrência de calamidade pública, entre outras receitas”.

Já a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública terá como meta, de acordo com o texto do projeto aprovado, “desenvolver e implantar políticas que promovam a proteção ao cidadão, articulando e integrando os organismos governamentais e a sociedade, visando organizar e ampliar a capacidade de defesa da população com relação à segurança pública e defesa civil, mediante à prevenção e enfrentamento de situações de risco, de calamidade e de estado de emergência”.

Por conta do surgimento da nova pasta, surgem, consequentemente, os cargos de secretário municipal de proteção civil e segurança pública e aqueles de abrangência técnica necessários ao início dos trabalhos. Quatro servidores de carreira receberão gratificações de 40% sobre seus salários para iniciarem as atividades da secretaria como agentes de proteção civil.

O projetos agora serão remetidos à sanção do prefeito Carlito Merss. Ambas as leis entrarão em vigor já na data de suas publicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui