O médico Niso Eduardo Balsini vai falar sobre o tema: “Violência urbana: problema nacional”, noFórum Regional “A Saúde Tem Remédio”, que acontecerá nos dias 28 e 29 de maio, na Câmara de Vereadores de Joinville. Ele écoordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na mesorregião Norte/Nordeste e diretor técnico da Secretaria de Saúde de Joinville, e falará no dia 29, às 14 horas, no plenário do legislativo joinvilense.

Balsini explica que “neste início de século o Brasil vive uma epidemia de traumas causados por desastres de trânsito, quedas, queimaduras, violência etc. Num ano contabilizamos 150 mil óbitos e 450 mil pessoas comprometidas de forma irreversível, com seqüelas que carregarão para o resto de suas vidas. Se considerarmos o trauma uma doença, e assim ele deve ser encarado, é um dos recordistas em mortes. Só fica atrás das patologias do aparelho circulatório e do câncer”.

O coordenador do SAMU acrescenta: “Há muitos acidentes que só acontecem por imperícia ou desatenção das partes envolvidas. Deve-se considerar que o trauma é uma doença evitável. Portanto, devemos focar na prevenção como a solução desta epidemia nacional”.

O fórum é um evento da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Joinville, coordenado pelo vereador Alodir Alves de Cristo, presidente da Comissão de Saúde, Assistência e Previdência Social.

Foto: Divulgação
Texto: Domingos Miranda

Deixe um comentário