A mãe Maria Schnaider Schwanke e a irmã Maria Regina Schwanke Schroeder receberam ontem, do vereador James Schroeder, primeiro-secretário da Câmara, o Título de Cidadão Benemérito de Joinville, concedido em memória do filho e irmão, o artista plástico Luiz Henrique Schwanke, falecido em 1992. Prestigiaram a homenagem póstuma familiares, amigos e representantes do movimento cultural joinvilense.

Schwanke nasceu em Joinville, em 1951, formou-se comunicador pela Universidade Federal do Paraná, mas foi com as artes cênicas e plásticas, principalmente, que alcançou reconhecimento nacional. Autor de mais de cinco mil obras, entre desenhos, esculturas, pinturas e livros, Luiz Henrique Schwanke acumulou cerca de 30 prêmios pelos seus trabalhos.

Em 1991, o artista joinvilense, apaixonado pela luz, participou da 21ª Bienal Internacional de São Paulo, estando entre os 51 artistas brasileiros selecionados dos 2.059 concorrentes de 58 países. Morreu em 1992, deixando uma obra diversificada e numerosa, compondo mostras de importância nacional e internacional, e tendo participado em mais de 130 exposições.

A jornalista Néri Pedroso fez um agradecimento ao vereador James Schroeder pela proposição da homenagem e destacou a importância do Instituto Schawnke, do qual ela é presidente, cujo objetivo é a construção do Museu de Arte Contemporânea Schwanke, para a preservação da memória e da obra do artista.

 

[widgetkit id=11]

Deixe um comentário