Depois das eleições municipais o segundo fato novo importante no cenário político das cidades neste ano será a cerimônia de diplomação dos eleitos. Em Joinville a representante da Justiça Eleitoral, magistrada Hildemar Meneguzzi ministrará o evento e irá repetir o gesto da entrega da confirmação da vontade popular 21 vezes: para 19 vereadores, prefeito e vice-prefeito. O ato será realizado no plenário da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), a partir das 18 horas, na próxima sexta-feira, dia 14. São esperados 500 convidados, entre parentes, autoridades e amigos dos diplomados. Entre os 19 vereadores, nove são estreantes na política, três já exerceram a função e sete conquistaram a reeleição (mais detalhes abaixo).  

                                                                

ADILSON MARIANO, 42 anos, casado,natural de Ituporanga, professor de história, representa a região do Aventureiro, ruma ao 4º mandato com 3.405 votos, pela coligação PT/PHS. Ligado a tendência política Esquerda Marxista, atua na mobilização popular por transformações em prol das causas sociais, trabalhistas e defende a estatização dos serviços essenciais à população. Entre seus compromissos de campanha está a luta para evitar o aumento do transporte coletivo, defende o passe livre para estudantes e a atuação dos artesãos, além dos movimentos grevistas e organização da sociedade.

 

 

 

MARIA LÉIA HOSTIM ROCHA, 56 anos, casada, natural de São João do Itapereú, é pastora da Igreja Quadrangular em Joinville, assumirá o primeiro mandato, com 4.234 votos, pela coligação PSD/PSB. Única mulher eleita vereadora para a atual legislatura. Formação profissional é professora, porém, há 28 anos é pastora com atuação social com crianças em uma escola e assistência a centros de recuperação de dependentes químicos. Irá voltar seu trabalho para as mulheres (saúde, segurança e educação), e prevenção da família. Representa o bairro Floresta e outros da Zona Sul da cidade.

 

 

 

 

 

DORVAL PRETTI, 55 anos, casado, natural de Jaraguá do Sul, é formado em história, é servidor público (taquígrafo) da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), há 33 anos. Eleito para o 1º mandato com 1.899 votos, conquistados no bairro Comasa, Espinheiros, Jardim Iririú e outros próximos, pela coligação PPS/PV. Exímio conhecedor dos trabalhos e procedimentos legislativos o novo parlamentar sabe a função de cada Diretoria da casa (é sobrinho do vereador Roberto Bisoni). O líder comunitário foi presidente da Associação de Pais e Professores de escola do bairro, da Associação de Moradores, vice-presidente de Centro de Educação Infantil Comunitário (CEIC), e do Conselho Comunitário de Saúde. Lutará por mais oportunidade de educação e formação infantil. Além de melhorias e obras de infraestrutura nos bairros.

 

 

 

 

SIDNEY SABEL, 44 anos, casado, natural de Taió, tem formação em administração de empresas, segue para a segunda legislatura, tendo conquistado a segunda melhor posição no ranking dos mais votados com 5.488 votos, pela coligação PP/PT do B. Atuou como líder comunitário (presidente da Associação de Moradores, Sociedade Mildau, participou da Associação de Pais e Professores e da Igreja Católica) e secretário distrital de Pirabeiraba, localidade onde obteve reconhecida a sua dedicação pela região rural de Joinville de onde arrancou com a reeleição garantida e 4.118 votos. Defende como compromisso de campanha ampliação de vagas para a educação infantil, saneamento básico e pavimentação.

 

 

 

JOÃO CARLOS GONÇALVES, 47 anos, solteiro, natural de Canelinha, é locutor, apresentador e radialista. É estreante na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), com 5.358 votos (terceiro mais votado), obtidos na região dos bairros Bom Retiro, Santo Antônio e outros, pela coligação PMDB/PTB/PRTB. Tem atuação marcante no Programa Tribuna do Povo (Ric/Record), tem participação no Instituto Esperança, Igreja Católica, presidente da Cozinha Comunitária do Padre Fachini, em Balneário Barra do Sul. Tem com o incentivador político o deputado estadual Nilson Gonçalves e o senador Luiz Henrique da Silveira. Continuará intensificando trabalho voltado para as áreas social e comunitária da periferia da cidade.

 

 

 

 

MAYCON CESAR ROCHER DA ROCHA, 28 anos, casado, natural de Imbituba, é gerente administrativo e promotor de eventos artísticos e culturais. Chega ao legislativo da maior cidade catarinense através de um trabalho político iniciado em agremiação de segmento jovem de partido político com 1.993 votos, pela coligação PR/PRB/PC do B. Sua atuação na comunidade iniciou em entidades esportivas, capoeira e dança de rua. Pretende melhorar a realidade social da cidade, principalmente às crianças e idosos, também nas áreas educacional e da saúde.

 

 

 

 

 

LIOILSON MARIO CORREA, 43 anos, casado, natural de Garuva, é formado em pedagogia e geografia. Destacou-se através de intenso trabalho de atendimento aos moradores dos bairros Paranaguamirim, Jarivatuba, Itaum e outros naquela região da cidade, como secretário regional do Município. Pela primeira vez na CVJ, elegeu-se com 4.430 votos, pela coligação PT/PHS. É servidor dos Correios (licenciado) e líder sindical. Participa na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, vice-presidente da Associação de Pais e Professores (APP) de Centro de Educação Infantil (CEI), presidente da APP DA Escola Municipal João Costa, e integra a APP da Escola Ada Sant’Anna da Silveira. Defende a pavimentação, construção de escolas, hospitais e obras de infraestrutura.

 

 

 

 

CLÁUDIO NEI ARAGÃO, 42 anos, casado, natural de Tijucas, tem formação em administração e chega a Câmara de Vereadores pela primeira vez com 4.185 votos, pela coligação PMDB/PTB/PRTB, com atuação no bairro João Costa, Itaum e região. Com envolvimento no time do Unidos do João Costa Futebol Clube, na Igreja Católica tendo participado da fundação da Paróquia São Paulo Apóstolo e a Associação de Moradores do João Costa. Além de conselheiro do Centro Social Urbano do Itaum. Trabalhou ao lado de político como Ademir Machado. Defende a instituição Família, direitos da criança, com disponibilização de mais vagas em creches, atenção ao idoso, saúde e educação.

 

 

 

 

MAURÍCIO SOARES, 53 anos, casado, natural de Tijucas, é profissional em ferramentaria, já teve passagem pelo parlamento joinvilense como suplente do PSL. Agora retorna com o aval de 3.457 votos, conquistados no bairro Aventureiro, Bom Retiro, Santos Antônio, Iririú e outros nas proximidades, pela coligação PMDB/PTB/PRTB. Adquiriu experiência política atuando presidente da Associação de Moradores do Bairro Aventureiro e como assessor do deputado federal Mauro Mariani. Prega assistência às crianças e um combate efetivo ao tráfico de drogas através da formatação de uma Secretaria de Proteção Civil para interagir com a Guarda Municipal. E Polícias Militar e Civil. Defende o combate as drogas a partir do portão das escolas.

 

 

 

JAIME EVARISTO, 53 anos, casado, natural de Brusque, tem formação em Gestão de Pessoas. Não será novato no cargo. Assumiu vaga no legislativo como vereador em 2004 e posteriormente voltaria ser parlamentar em 2008, porém, desta vez como suplente pelo PSDB. Atuando pelos bairros Saguaçu, Iririú e outros da região, Evaristo somou 2.871 votos, pela coligação PSC/PDT/PSDC. Uma das suas principais preocupações sempre foi o setor de saúde. Durante muitos anos disponibilizou um trabalho de leva e trás com ambulâncias que eram mantidas pelo seu comitê. Também já possui experiência política na família, sendo cunhado do ex-deputado federal Adelor Vieira. Vai continuar o trabalho com as ambulâncias e lutar por mais escolas, lazer para a juventude e lutando por mais qualificação na atuação política.

 

 

 

 

FÁBIO ALEXANDRE DALONSO, 39 anos, casado, natural de Joinville, gerente de marketing, retorna à Câmara de Vereadores depois um mandato, em 2004, quando chegou a presidência do legislativo. E em 2008 foi candidato a vice-prefeito. Egresso do 62º Batalhão de Infantaria, onde formou-se oficial e chefiou o setor de Relações Públicas, passou pela Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito e também na Defesa Civil e o marketing do Joinville Esporte Clube. Na última eleição conquistou 4.897 votos, com bom desempenho nos bairros Costa e Silva, Santo Antônio, Pirabeiraba e outros, pela coligação PSDB/PMN. Utilizou como bandeira de campanha a defesa do meio ambiente e a sustentabilidade, principalmente nas regiões onde estão situados mananciais de água que abastecem a cidade.

 

 

 

PATRÍCIO CARLOS DESTRO, 33 anos, solteiro, natural de Joinville, com formação em jornalismo atuam em emissoras de rádio e televisão. Caminha para o segundo mandato carregando o troféu de mais votado pela segunda vez. Em 2008 contabilizou 8.540 votos, pelo então PFL, agora foram 6.189 votos, pela coligação PSD/PSB. Amparado pelo Regimento Interno da casa, o retorno da aceitação popular concedeu-lhe o direito de presidir a cerimônia de posse no próximo dia 1º de janeiro para os 19 parlamentares, ao prefeito e vice-prefeito. Defensor do projeto Ficha Limpa para os servidores comissionados do Executivo e Legislativo, tem procurado atuar em todos os quadrantes de Joinville, utilizando como seu principal instrumento de trabalho o microfone. Vai brigar por melhorias na saúde, educação, infraestrutura e casas populares.

 

 

 

 

JAMES SCHROEDER, 45 anos, casado, natural de Joinville, é professor e engenheiro agrônomo. Dos vereadores reeleitos foi o que apresentou o melhor desempenho em termos de crescimento eleitoral, obteve 21.92% a mais de votos em relação ao pleito anterior. Ele fez 4.013 votos, pela coligação PDT/PSC/PSDC, com atuação voltada para os bairros da Zona Sul, mais especificamente o Floresta. A principal bandeira de luta é a saúde pública com a resolutividade nas unidades básicas de saúde nos bairros como forma de evitar a superlotação do Hospital São José. Lazer e meio ambiente também constam como prioridades nos compromissos de campanha do político. Possui trabalho comunitário em escolas, igreja e associação de moradores. Com atividades no Lar Emanuel, Conselho Municipal do Meio Ambiente, Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Conselho de Defesa Civil, Fundema, Fatma, Secretaria de Desenvolvimento Regional e presidiu a Fundação 25 de Julho. Seu pai, Paulo Schroeder também foi vereador.

 

 

 

RODRIGO JOÃO FACHINI, 34 anos, casado, tem formação em gestão pública. Demonstra possuir política no sangue, herdado do pai, ex-vereador João Fachini. Conquistou 4.432 votos, pela coligação PMDB/PTB/PRTB, nos bairros da Zona Sul da cidade, ficando na 2ª colocação entre os mais votados dos estreantes e na 5ª posição geral. O envolvimento na área social iniciou com o tio, o padre Luiz Fachini, coordenador das Cozinhas Comunitárias de Joinville. Foi diretor da Secretaria Regional do Itaum e defende um trabalho voltado à inclusão social de acordo com as demandas de cada região da cidade. Com excelente conhecimento das várias funções existentes no Poder Legislativo, Fachini pretende exercer o papel de legislador, fiscal e elo de ligação entre a população e o poder público, para isso pretende criar um conselho de avaliação comunitário com ampla participação de representantes de segmentos organizados da sociedade.

 

 

 

 

MANOEL FRANCISCO BENTO, 50 anos, casado, natural de Presidente Nereu., comerciante no bairro Jardim Paraíso, onde é líder comunitário e iniciou sua carreira política que se completa com o 3º mandato de vereador. Dono de 2.906 votos, pela coligação PT/PHS, diz com orgulho que conheceu o presidente Lula quando era motorista e o grande líder petista ainda era metalúrgico no ABC paulista. Ele passou 2012 administrando conflitos, intermediando os interesses da administração municipal e exercendo implacável defesa do prefeito Carlito Merss por exercer a difícil tarefa de líder do governo no legislativo. Entre suas propostas de luta estão setores como a saúde, medicamentos alternativos (fitoterápicos), educação e outros.

 

 

 

 

ROBERTO BISONI, 68 anos, casado, natural de Jaraguá do Sul, ligado ao setor do comércio, o único atualmente a dividir com Odir Nunes o sétimo mandato como vereador. Eleito pela coligação PSDB/PMN, conseguiu 2.861 votos, desenvolvendo um forte papel de fiscal dos serviços públicos e obras no bairro Comasa, Espinheiros, Iririú, Jardim Iririú e outros. Por ter sido secretário Regional em várias oportunidades possui grande conhecimento das necessidades de obras e serviços básicos da população e aproveita isso para ser um crítico da tribuna da câmara e cobrar o bom funcionamento. Tem forte ligação com comunidades religiosas e tem defendido melhorias na saúde, pavimentação de ruas, na educação e esgoto sanitário.

 

 

 

 

 

 ODIR NUNES, 56 anos, casado, natural de Vidal Ramos, tem formação no magistério e enfrentará o sétimo mandato de vereador com fortes ligações com as regiões rurais de Joinville. Atualmente é o presidente do legislativo e considerado por muitos como um dos mais atuantes no cargo nos últimos anos. Implantou um planejamento de economicidade e de estreita aproximação da casa com setores como o Ministério Público, Judiciário Estadual e Federal, buscando a resolutividade de demandas da cidade sempre interagindo com as entidades empresariais (Acij, CDL, Ajorpeme, Acomac), OAB, associações e várias instituições representativas e organizadas da sociedade. O saldo foi importantes conquistas para a cidade como no caso dos Bombeiros Voluntários, novo prédio da Justiça Federal, novas Varas para a Justiça, além de melhorias para setores da saúde, social, educação e infraestrutura para Pirabeiraba, Rio Bonito e outros bairros de Joinville.

 

 

 

MAURÍCIO FERNANDO DO PEIXER, 54 anos, casado, natural de Guaramirim, formado em administração, se prepara a iniciar o quarto mandato, conquistado com 2.962 votos, pela coligação PSDB/PMN, nos bairros da Zona Sul da cidade, onde tem exercido um trabalho voltado para os setores da educação, área social, educação e infraestrutura. Ele é integrante com forte atuação da Renovação Carismática, Comunidade Arca da Aliança e dos movimentos populares da Igreja Católica. Foi secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, suplente de deputado estadual, secretário Municipal de Assistência Social, e pretende desenvolver um trabalho voltado a geração de emprego e renda, e a implantação do Armazém da Família. O político leva na bagagem obras como a Central Funerária, o Pavilhão do Produtor Rural, Parceria Verde, Restaurante Popular e outros.

 

 

 

LEVI RIOSCHI, 39 anos, casado, natural de Joinville, tem formação em administração e atuação na Zona Sul da cidade, nos bairro Escolinha, Parque Guarani, Petrópolis, Itinga, Profipo, Itaum e outros. É dono de 32.351 votos conquistados através de um trabalho, que segundo o mesmo, foi de casa em casa, tendo a companhia de sua mãe como “parceira eleitoral”, convencendo o eleitor sobre suas pretensões ao chegar na Câmara de Vereadores. Tem exercido o papel de líder comunitário ao participar de Associações de Pais e Professores de escolas no bairro, foi diretor do Conselho de Segurança Comunitária (Conseg) e do Conselho Local de Saúde. Entre os compromissos de campanha constam atenção especial na as áreas da saúde, da educação, da infraestrutura, social e para as pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário