Representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, da segurança pública da região, das Polícias Militar e Civil, da Associação de Moradores do Bairro Fátima e líderes comunitários estiveram ontem debatendo a falta de segurança na região Sul de Joinville. Mais de 80 pessoas participaram do evento que aconteceu na Sociedade Recreativa Dallas.
Entre as reivindicações da comunidade está a ampliação do número de policiais e de viaturas que fazem o patrulhamento no bairro Fátima; a construção de uma base da Polícia Militar na praça do bairro; a instalação de câmeras de monitoramento e até sugestões para a revisão no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Como resultado do encontro, ficou acertado que será elaborado um documento com as reivindicações e encaminhado para o governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, a fim de que tomem conhecimento da solicitação da comunidade. Também ficou definido que será marcada uma audiência com membros do Governo Estadual para apresentar estes pedidos.
O presidente da Associação de Moradores, José Marcos de Borba, um dos organizadores do evento, comenta que é necessário debater a segurança a fim de buscar uma solução quanto a insegurança registrada nos últimos meses na localidade.
A morte do comerciante Antônio Possenti, executado com um tiro na tentativa de um assalto na semana passada foi determinante para que a comunidade reunisse e reivindicasse mais segurança. Vários banners e cartazes ficaram expostos durante toda a reunião.
Responsável pelo policiamento nesta região, o tenente do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Jair Pereira de Souza, comenta que são realizadas constantes rondas por duas viaturas da PM. Além disso, ele destacou que a região conta com a base do Adhemar Garcia, bem próximo do bairro Fátima.
O delegado Regional da Polícia Civil, Dirceu Silveira Júnior, comenta que as polícias estão fazendo todo esforço para garantir a segurança da região, como sempre aconteceu.
O vereador Claudio Aragão frisou que a comunidade do bairro Fátima não pode ficar desprotegida e que é necessária uma maior intervenção policial para ampliar a segurança nesta região. “Iremos solicitar mais apoio e suporte de policiais e viaturas para o Governo Estadual”, expõe o vereador.
Para o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, João Carlos Gonçalves, a segurança é um dos grandes problemas da atualidade. “Somente vamos conseguir diminuir esta falta de segurança com educação e conscientização”, destaca o presidente João Carlos.
O vereador Levi Rioschi disse que é preciso ter união para vencer os criminosos. “Encontraremos uma solução para acabar com esta onda de violência. A união de forças é a melhor saída”, ressalta Levi.
Novas reuniões sobre este assunto do bairro Fátima devem ser agendadas para as próximas semanas.