Integrantes da Comissão Especial de Segurança, vereadores Claudio Aragão, Joaquinzinho e Lioilson Correa estiveram na tarde de hoje visitando as instalações da Guarda Municipal de Balneário Camboriú para coletar informações sobre o seu funcionamento.
O grupo foi recepcionado pelo Secretário Municipal de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública, Dão Koeddermann, e pelo diretor da Guarda Municipal, Adelcio Bernadino, que mostraram detalhadamente a atuação deste órgão.
A Guarda em Balneário Camboriú existe há dois anos e meio e desde sua criação já realizou mais de 12 mil ocorrências.
Segundo o diretor da Guarda Municipal, Adelcio Bernadino, todos os cursos de treinamento para os guardas são realizados pela Polícia Militar, com os mesmos ensinamentos repassados aos policiais. “Optamos em promover os cursos porque a PM já tem todo o conhecimento e experiência. Inclusive as atualizações também são realizadas pela PM”, informa o diretor.
Conforme o Secretário Dão Koeddermann, o órgão conta com 8 veículos e 12 motos, abrangendo um total de 80 guardas municipais. “A meta para 2016 é termos 200 guardas municipais”, frisa ele. Além disso, a Prefeitura também conta com 70 agentes de trânsito para atender toda a população que ultrapassa a casa dos 120 mil habitantes.
O presidente da Comissão Especial de Segurança, Claudio Aragão, disse que o modelo existente em Balneário Camboriú é o ideal para ser implantado em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina. “Não podemos esperar mais. Acredito que já perdemos muito tempo. Este modelo funciona e atua muito bem”, ressalta Aragão.
Segundo o vereador Joaquinzinho, a Guarda Municipal de Balneário Camboriú tem aprovação de 78% da população e 96% dos turistas que frequentam a cidade. Já o vereador Lioilson Correa também ficou impressionado com a estrutura disponibilizada para garantir ainda mais a segurança pública do município balneário.
Guarda Municipal em Joinville
Atualmente, está tramitando nas comissões técnicas da Câmara de Vereadores de Joinville o projeto 33/2013 que cria a Guarda Municipal em Joinville.
No dia 26 de novembro, está marcada uma Audiência Pública para debater a Guarda Municipal em Joinville. O evento acontecerá às 19h30min, no plenário do Legislativo.