A segunda rodada de visitas dos vereadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde aos postos de Joinville ficou marcada pelo encontro de irregularidades na rede municipal de saúde. As vistorias iniciaram na manhã de hoje na sede da Regional de Saúde, no bairro Aventureiro, e seguiram por outras seis unidades na zona norte da cidade.

A situação mais crítica encontrada pela comissão foi na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) 5, no Jardim Paraíso, onde a estrutura é inadequada para o atendimento à população. Além do espaço reduzido, não há farmácia para a distribuição de medicamentos controlados para os pacientes.

Outro problema verificado foi a demora no agendamento de médicos especializados. “Esperei cerca de três meses para conseguir uma consulta aqui no posto. Agora retornei para agendar um atendimento com um oftalmologista e não tem. Vou ter que esperar muito mais tempo”, reclamou a moradora Luciana Aparecida, que tentava marcar um médico para sua filha de 10 anos.

Para o vereador Manoel Bento (PT), a situação encontrada é preocupante. “A estrutura é completamente insalubre, o que faz com que os servidores tenham uma dificuldade de agilizar o atendimento. Além da falta de medicamentos básicos para diabetes, por exemplo, verificamos uma irregularidade na própria licitação do posto”, destaca.

De acordo com o relator, vereador Jaime Evaristo (PSC), os dois dias de visita serviram para que sugestões e melhorias sejam apontadas pela comissão. “Nosso próximo passo, após as vistorias, é elaborar um relatório que será discutido e encaminhado para o judiciário. Desta forma, poderemos reivindicar as melhorias que todos esperam na saúde pública da nossa cidade”, considera.

Em conversas com funcionários dos postos, também foi apontado a falta de materiais básicos para o funcionamento das unidades, como copos descartáveis e esparadrapos, e produtos de limpeza.

Segundo o presidente da CPI, vereador João Carlos Gonçalves (PMDB), apesar dos problemas encontrados a questão investigada pela comissão já apresentou uma melhora. “Existe uma diferença muito grande na região que visitamos neste segundo dia. Alguns prédios precisam ser revisados, em questão de estrutura e logística. Porém, voltamos a verificar que esta falta excessiva de medicamentos investigada pela CPI não se concretizou no geral”, explica.

De acordo com o vereador, as dificuldades que não fazem parte das analisadas pela CPI, mas serão encaminhadas para a Secretaria de Saúde.

A comissão, que  investiga a falta de remédios nos postos, os motivos das filas de exames médicos e procedimentos cirúrgicos na rede municipal de saúde pública, é composta pelos vereadores:  João Carlos Gonçalves (PMDB, presidente), Jaime Evaristo (PSC, relator), Maycon Cesar (PPS, secretário), Manoel Bento (PT) e Roberto Bisoni (PSDB).

As visitas aos postos de saúde retornam nos dias 29 e 30 de setembro.

Confira as unidades visitadas neste segundo dia:

UBS AVENTUREIRO – Sede

UBS RIO DO FERRO – Aventureiro

UBS SANTA BÁRBARA – Aventureiro

UBS JARDIM PARAÍSO I/II – Jardim Paraíso

UBS JARDIM PARAÍSO III – Jardim Paraíso

UBS JARDIM PARAÍSO IV – Jardim Paraíso

UBS JARDIM PARAÍSO V – Jardim Paraíso

Texto: Vitor Costa, estagiário/ Edição: Carlos Henrique Braga/ Foto: Sabrina Seibel.

Deixe um comentário