A Comissão de Proteção Civil e Segurança Pública debateu nesta terça-feira (28) a falta de segurança para motociclistas nas ruas da cidade. Representantes da categoria relataram que houve aumento de acidentes, especialmente em virtude da presença de óleo na pista. A Polícia Militar confirmou que também constatou o aumento de ocorrências com motocicletas.

O proprietário de uma empresa de transporte por motocicletas, Lucas do Rosário, relatou que no mês de janeiro houve três ocorrências envolvendo motos e óleo no asfalto, todas na zona norte de Joinville. Lucas destacou que a classe precisa de uma linha direta para comunicar os casos e assim possibilitar maior celeridade para a interdição da via afetada.

Conforme os relatos apresentados na reunião, há duas situações que geram a presença de óleo na pista, o derramamento de carga e o vazamento de tanques de caminhões. Um dos autores do requerimento do debate, Adilson Girardi (MDB) defendeu uma fiscalização efetiva em caminhões que transportam óleo e derivados e um plano de ação para resolução rápida dos casos.

Representante do 17° Batalhão da Polícia Militar, Thales Cardano destacou que a corporação pode ser acionada pelo telefone 190 para fazer a interdição de vias sujas com óleo. Ele também contou que a Polícia Militar faz abordagem, em blitz, para verificar elementos em caminhões que podem gerar acidentes, como alterações em tanques. Cardano confirmou que há uma constatação do aumento de acidentes envolvendo motocicletas em Joinville, mas não apresentou dados oficiais.

O secretário de Proteção de Civil, Paulo Rigo, informou que as denúncias de óleo no asfalto devem ser feitas no telefone 153, da Guarda Municipal. Rigo ainda disse que o registro precisa ser feito imediatamente após a constatação e, em seguida, os agentes de trânsito se deslocam para o local.

Lucas do Rosário afirmou que o 153 não é conhecido entre os motociclistas e fará a divulgação entre os colegas de profissão. O telefone 153 funciona das 6h30 da manhã à 1h da madrugada.

Outro proponente da discussão, Pastor Ascendino Batista (PSD), avaliou que a reunião foi importante para trazer o tema à tona e demonstrar que já há um trabalho sendo feito para solucionar a questão.

Segurança pública

Os vereadores agendaram uma reunião para debater o aumento de furtos e roubos, em comércios e residências, na região do bairro Fátima. O encontro está agendado para o dia 20 de março, às 19h30, na Paróquia São João Batista, no Fátima.