A Câmara de Vereadores de Joinville voltou do recesso administrativo nesta segunda-feira (3). Todos os setores e os gabinetes dos vereadores estão atendendo normalmente. As atividades legislativos, todavia, serão retomadas no dia 17, com a sessão ordinária. O presidente da CVJ, Maurício Peixer (PL), disse hoje quais devem ser as prioridades nessse começo de ano.

Segundo adiantou, a conclusão da revisão do Plano Diretor é um dos temas mais relevantes e deve ocorrer entre o fim de fevereiro e primeira quinzena de março. O Projeto de Lei Complementar nº 61/2018, que trata desse tema, está na Comissão de Urbanismo.

Os vereadores desse colegiado agendaram cinco audiências públicas entre os dias 18 e 27 de janeiro, para colher as últimas impressões dos municípes sobre os rumos do desenvolvimento urbano joinvilense. Depois desses encontros, os parlamentares devem votar o parecer do projeto. Finalizado o trâmite em Urbanismo, o Plenário dará a palavra final.

Peixer disse, ainda, deve cobrar firmemente a Prefeitura para aplicar logo os R$ 18,2 milhões devolvidos pela CVJ em 2021. Ficou acordado entre Legislativo e Executivo que os recursos serão investidos na pavimentação comunitária. “É um grande anseio dos moradores de vários bairros. O prefeito prometeu mais um real para cada real devolvido pela Câmara. Então vamos cobrar a pavimentação. Queremos as obras acontecendo o quanto antes”, advertiu Peixer.

Comissões

Para que a revisão do Plano Diretor e a análise de todas as demais proposições continuem, todavia, os vereadores terão de confirmar as composições das comissões logo na primeira sessão do ano. Peixer disse que poucas mudanças devem ocorrer em relação ao ano passado. “O acordo entre os vereadores foi para os dois anos da minha gestão. Se mudar algo, será uma ou outra vaga aqui ou ali”, adiantou.

Peixer explica que a manutenção dos colegiados ajudará a dar celeridade aos projetos remanescentes. Em outras palavras, como não haverá “dança das cadeiras”, não será preciso considerar o tempo de ambientação dos vereadores, o que seria natural, caso houvesse inúmeras mudanças nas comissões.

Comunicação

O ano de 2022 deve ser também o de evolução na comunicação da CVJ com os joinvilenses. Ao se tornar presidente, em 2021, Peixer disse que abriria o sinal da CVJ TV (hoje disponível no cabo (canal 16 da Claro), no YouTube e no Facebook), e também implementaria a emissora de rádio.

Ao longo de 2021, diversas tratativas internas foram solucionadas nesse sentido para que a abertura do sinal seja realidade em 2022. Os joinvilenses poderão acompanhar as sessões e reuniões de comissões ao vivo, na TV aberta, pelo canal 36.4, e no rádio, pela frequência 102,3 FM.

Desde 2012, a CVJ integra a Rede Legislativa de TV e Rádio, que é coordenada pela Câmara dos Deputados, em Brasília, com participação também do Senado Federal e de diversas casas legislativas estaduais e municipais do país. Com isso, além das transmissões geradas diretamente pela CVJ, os joinvilenses receberão gratuitamente, em cadeia de rede, as programações da TV Câmara, da TV Senado, da TVAL e da Rádio Câmara.

Além destas frentes, Peixer disse, ainda, que a reforma administrativa da Prefeitura deve ser um outro foco no primeiro semestre. Ouça mais: