Iniciam nesta quinta-feira (24) as inscrições para o Prêmio Jovem Autor 2022. O concurso de redação e desenho, neste ano, tem por tema “Adoção Responsável de Animais”. As escolas públicas e particulares de Joinville têm até o dia 1° de maio para realizarem as inscrições na etapa escolar.

O concurso é promovido anualmente pela Escola do Legislativo e tem por objetivo fomentar os hábitos de leitura, de escrita e de criação artística nos estudantes. Para a coordenadora da Escola do Legislativo, Juliana Filippe, o assunto desta edição é bastante oportuno, devido aos inúmeros casos de maus-tratos e abandonos de animais durante a pandemia de covid-19.

Como funciona

O concurso funciona em duas etapas: a primeira é escolar e a segunda é a municipal. Na escolar, diretores devem inscrever suas escolas e os professores devem se inscrever como forma de manifestarem a intenção de coordenarem trabalhos de seus alunos. Essa fase vai de 24 de fevereiro e 1º de maio.

De 2 de maio a 1° de julho, os professores irão trabalhar a temática em sala de aula e selecionar até dois trabalhos elaborados pelos alunos em cada categoria. Os trabalhos escolhidos devem ser inscritos entre os dias 4 e 13 de julho.

Depois começa a fase municipal, que as obras serão avaliadas por uma banca contratada pela Câmara. As três obras com maior pontuação serão premiadas. A divulgação dos finalistas será no dia 19 de setembro pelo site da Câmara. A sessão de premiação será no dia 24 de novembro.

Atualizações

Neste ano, o concurso conta com novas premiações e regras. O prêmio do segundo lugar será um smartphone, em vez de um tablet de 10 polegadas. Como premiação extra, a escola com maior número de estudantes inscritos, proporcionalmente ao seu número de alunos, ganhará um projetor multimídia de led.

Outra mudança é que as escolas agora poderão inscrever até dois trabalhos por categoria. São cinco as categorias: desenho, carta, poema, crônica e artigo de opinião. Todas as informações sobre as faixas etárias de cada categoria estão no edital, que pode ser acessado junto às demais informações do concurso nesta página do nosso site.