O depoimento do vereador afastado Mauricinho Soares (MDB) para a comissão processante que o investiga por quebra de decoro ocorreu na tarde desta sexta-feira (23). O depoimento estava agendado para as 15h da tarde, mas Soares, que está preso, chegou na Câmara acompanhado pela equipe da Polícia Penal de Santa Catarina às 16h51. O Plenário já o aguardava com a presença de mais de 40 pessoas, sendo muitos deles familiares e apoiadores de Mauricinho. Várias equipes de reportagem também acompanharam o depoimento.

Muito emocionado por rever familiares após 70 dias preso, Mauricinho respondeu a perguntas do presidente da comissão processante, vereador Cassiano Ucker (União Brasil) e dos advogados de defesa. As perguntas feitas pelo vereador Cleiton Profeta (PL), relator da comissão, não foram respondidas por Mauricinho. Os advogados de Soares anunciaram desde o início do depoimento que o parlamentar afastado não responderia às perguntas de Profeta porque entendem que o vereador do PL teria posicionamento “tendencioso” na direção da cassação de Mauricinho sobre o caso.

Mauricinho fala na comissão processante/ Mauro Schlieck/CVJ

Ouça as principais respostas do vereador

Questionado pelo presidente da comissão, o vereador Cassiano Ucker (União Brasil), quanto à concordância com a denúncia feita pelo vereador Diego Machado (PSDB, presidente da Câmara), Mauricinho Soares classificou o processo de cassação do mandato como injusto.


Em outro trecho da mesma resposta, Mauricinho afirmou ser inocente das acusações.


O vereador afastado comentou ainda sobre a brincadeira de revista policial com o presidente da Câmara, Diego Machado (PSDB), e sobre a questão da arma que motivou a primeira prisão dele no final do ano passado.


Mauricinho também relatou as condições estruturais que encontrou no sistema prisional em Joinville.

Veja a íntegra do depoimento

 

Advogada de defesa de Mauricinho fala à comissão processante/ Mauro Schlieck/CVJ

Dois Processos

Mauricinho enfrenta dois processos na CVJ, um do Conselho de Ética e outro da comissão processante. Já pela comissão processante, o afastamento é pela indisponibilidade de comparecer ao legislativo, já que permanece preso. Mauricinho foi detido quando chegava na Câmara no início de dezembro. Ele é suspeito de envolvimento em irregularidades e corrupção no Detran de Joinville. A investigação é da Polícia Civil de Santa Catarina no âmbito da Operação Profusão.

O processo no Conselho de Ética avalia o caso da prisão em flagrante do parlamentar por portar uma arma sem registro. Na ocasião, ele pagou fiança e foi liberado.

Relator Cleiton Profeta lê documento ao lado de membros da comissão/ Mauro Schlieck/CVJ

Última ação

A última atividade parlamentar dele antes de ser preso foi a apresentação da Indicação 7.437/2023, que pede à Prefeitura a toca da tampa de boca de lobo quebrada na Rua Tuiuti, nas proximidades do número 5099, no Bairro Distrito Industrial Norte. Essa indicação foi apresentada exatamente no dia 8 de dezembro, dia em que ele foi preso preventivamente.

Depoimento pela manhã

A Comissão Processante também ouviu, durante a manhã, o depoimento do deputado federal Carlos Chiodini (MDB-Jaraguá do Sul). Aos advogados de defesa de Mauricinho, Chiodini contou que o conhece há 10 anos e que não presenciou o cometimento de nenhum crime por parte do vereador afastado. Para as demais perguntas dos advogados e também do relator, Cleiton Profeta (PL), Chiodini alegou não ter conhecimento dos fatos e do processo para poder opinar.