Os vereadores da 20ª Legislatura da Câmara Mirim receberam as boas-vindas em uma reunião de acolhimento da Escola do Legislativo nesta quinta-feira (22). A posse deles será em 21 de março.

Veja todas as imagens do encontro.

No encontro, a coordenadora da Escola do Legislativo Juliana Filippe apresentou o cronograma aos titulares, suplentes e conselheiros mirins. “Hoje os mirins foram convidados para receber a programação do programa e conhecer o funcionamento da Câmara. Também conversamos sobre o Regimento Interno, os direitos e deveres deles’, explicou. A próxima etapa é o curso de oratória, agendado para os dias 28 de fevereiro a 1º de março.

As sessões ordinárias serão todas as quintas-feiras, às 15 horas. A eleição da mesa diretora será em 11 de abril. Já a primeira reunião, em 15 de abril.

Como funciona

Os procedimentos dos vereadores mirins seguem protocolos similares aos das sessões dos vereadores. Durante essas sessões, os jovens têm a possibilidade de votar em propostas que recomendem à Prefeitura a implementação de melhorias nas escolas, bairros etc. O mandato é de um ano e nesse período os mirins elegem duas mesas diretoras, uma para cada semestre.

Durante o ano letivo, os alunos participam regularmente de atividades de capacitação sobre os mecanismos utilizados pelos vereadores no seu trabalho legislativo diário, tais como indicações, moções e projetos de lei. Além disso, estão agendadas ações para promover uma compreensão ampla sobre os princípios de democracia e cidadania, incluindo visitas ao gabinete do prefeito e reuniões com secretários da Prefeitura, para entender o funcionamento dos outros poderes.

A programação também abrange visitas à Câmara Mirim de Itajaí e uma excursão à Assembleia Legislativa em Florianópolis, onde é realizado o encontro anual dos vereadores mirins de todo o estado. Outro intercâmbio muito esperado pelos mirins é a viagem à Brasília para conhecer o Congresso Nacional.

Os vereadores da legislatura anterior também atuam como conselheiros dos novos vereadores mirins, conforme o Decreto Legislativo 36/2017. Este ano são 10 mirins que atuarão como assessores.

Vereadores mirins titulares e suas escolas

1) Mário Newton de Queiróz Araújo – Colégio Bonja

2) Rafael Cardoso – Colégio dos Santos Anjos

3) Júlia Moraes – Colégio Oficina

4) Vinícius Kauan Calsavara – Escola Municipal Ada Sant’Anna da Silveira

5) Manuella Malon – Escola Municipal Avelino Marcante

6) Júlia de Oliveira Folquini – Escola Municipal Baltazar Buschle

7) Matheus dos Santos Dias – Escola Municipal Carlos Gomes de Oliveira

8) José Gustavo Gomes da Rocha – Escola Municipal João Costa

9) Samuel Felipe Pinheiro – Escola Municipal João de Oliveira

10) José Manuel Pinheiro Alvarenga – Escola Municipal Pastor Hans Müller

11) Gabriel Thomas Maas – Escola Municipal Paul Harris

12) Isis Schmitt Fiorentin – Escola Municipal Anna Maria Harger

13) Joana Carolina de Souza Xavier – Escola Municipal Professora Elizabeth Von Dreifuss

14) Leonardo Henrique Patrício – Escola Municipal Professora Thereza Mazzolli

15) Yasmin Padilha Heinz – Escola Municipal Rosa Maria Berezoski

16) Maria Clara Paz Stedille – Escola Municipal Sadalla Amin Ghanem

17) Maria Carolina Scotti – Escola Municipal Virgínia Soares

18) Ronan Dexter Espíndola – Escola Municipal Zulma do Rosário Miranda

19) Nickolly Maia Navarro – Escola Municipal Amador Aguiar