Depois de 40 dias de greve, e mais quatro de espera até a sessão desta terça-feira, dia 21, todos os vereadores em plenário aprovaram há poucos minutos o Projeto de Lei 159/2011, de origem do Poder Executivo, que concede 8,2% de reajuste salarial a todos os servidores públicos municipais ativos e inativos. Paralelamente, os parlamentares também votaram e aprovaram o Projeto de Lei Complementar 20/2011, que altera os vencimentos dos membros do magistério e fixa novo piso para os agentes comunitários de saúde.

As duas matérias passaram por duas votações e serão encaminhadas amanhã para a sanção do prefeito Carlito Merss. O reajsute salarial será dividido em três parcelas: 2%, em setembro; 2%, em novembro; e 4%, em janeiro de 2012. A proposta também disciplina como serão repostos pelos trabalhadores que aderiram à greve os dias paralisados. E, por fim, assegura, no papel, o cumprimento da data-base da categoria no ano que vem.

Segundo estimativa orçamentária-financeira anexada ao projeto, o reajuste trará impacto de R$ 5.473.627,02 à folha de 2011. Em 2012, saltará para R$ 36.196.244,11, valor também projetado para o ano seguinte.

Cerca de cem servidores acompanharam a deliberação das duas propostas, bem como de inúmeras que tratavam de convênios e créditos adicionais suplementares. Eles permaneceram no mezanino, porque piso do plenário está passando por reforma.

Foto de Sabrina Seibel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui