Uma nova e poderosa ferramenta entrou em funcionamento nos últimos dias e está à disposição dos funcionários da Câmara de Vereadores de Joinville. Conhecido como Zimbra, o pacote de colaboração online implantado no Poder Legislativo joinvilense é uma solução “open source” (livre) completa para escritórios e organizações de médio e grande portes.

De acordo com o diretor-geral, Flávio Eugênio Boldt, a utilização do sistema fará com que a Câmara pare de gastar em torno de R$ 50 mil em licenças de uso e mais R$ 7,5 mil em atualizações dos softwarespayware” (pagos) então utilizados.

“É mais uma vitória desta administração. Mais eficiência, com menos custo para o cidadão”.

Composto de módulos de e-mail, agenda, catálogo de endereços global, mecanismo de compartilhamento de arquivos e ferramenta de socialização de dados, o Zimbra é absolutamente gratuito. Fabricado pela empresa VMWare, o sistema foi inteiramente instalado e configurado pela diretoria de Tecnologia da Informação da Câmara. Usando a experiência prévia de outros projetos para assegurar o sucesso da mudança, o processo de transição foi encerrado às 23 horas do último dia 6.

O analista de sistemas Odil Bernstorff Neto afirma que foram aproximadamente quatro meses de testes e ensaios. O sistema foi estressado e reagiu bem sob cargas muito superiores às da atual realidade da Câmara.

“Estamos seguros de que o produto se comportará de forma estável e veloz durante todo o seu ciclo de vida”.

Antes da instalação, a equipe realizou treinamentos com os funcionários. O objetivo do novo sistema, segundo o consultor Jilsimaico Daru, é “dar ao usuário uma experiência de uso superior à dos webmails convencionais como Hotmail e Gmail, uma vez que o Zimbra é voltado para a colaboração de escritório”.

No novo sistema, todos os usuários dispõem de 3 gigabytes de espaço para armazenamento de suas mensagens e arquivos. Antes, o espaço era de apenas 10 megabytes para cada um. Baseando-se nos cálculos do setor, essa capacidade será suficiente para armazenar 60 mil mensagens de tamanho médio.

“Esse tamanho é apenas um começo. Com o amadurecimento do sistema, poderemos aumentar a área de armazenamento ainda mais. Tudo depende do uso que os funcionários farão do Zimbra”, complementa Odil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui