A Câmara de Vereadores fez hoje (28) sessão especial em homenagem aos 40 anos da Escola Municipal de Ballet da Casa da Cultura de Joinville, aos 30 anos da Associação de Aposentados e Pensionistas de Joinville (AAPJ), aos 20 anos da Casa Lar Emanuel e aos 30 anos da Associação de Joinville e região da Pequena e Micro Empresa (Ajorpeme).

VEJA galeria de fotos da Sessão Especial

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador João Carlos Gonçalves, é o proponente da homenagem à Escola Municipal de Ballet da Casa de Cultura de Joinville e à Ajorpeme. Já as homenagens à AAPJ e à Casa Lar Emanuel foram propostas pelo ex-vereador Rodrigo Thomazi. 

O vice-prefeito de Joinville, Rodrigo Coelho, afirmou que as quatro entidades homenageadas simbolizam a família de Joinville. “Temos aqui duas entidades que trabalham pelas crianças e jovens, uma que representa os empreendedores, e outra que representa o aposentado”, disse ele. 

Estavam presentes na sessão, além dos proponentes, os vereadores James Schroeder e Manoel Bento.

Casa Lar Emanuel

O ex-vereador Rodrigo Thomazi afirmou que o Casa Lar Emanuel cuida com carinho e seriedade das crianças que foram privadas do convívio familiar por terem sofrido violência física ou psicológica. “Muitas vezes os pais biológicos não sabem ou não podem cuidar de seus filhos, mas as crianças encontram no Lar Emanuel o carinho que devem receber”, afirmou. 

De acordo com o presidente e fundador do Lar, Gilson Marcio Soares, ele percebeu, quando chegou em Joinville, a carência das crianças que faziam da rua o seu lar. “A principal dor dessas crianças não era a dor da fome, mas sim a dor da rejeição”, disse. Para ele, o primeiro trabalho do Lar com as crianças é fazer com que elas se sintam amadas. 

AAPJ

O ex-vereador Rodrigo Thomazi destacou a importância da AAPJ, que permite que os aposentados tenham atividades para melhoraria da qualidade de vida: “Sabemos o bem que atividades recreativas e de lazer fazem à saúde, e a AAP proporciona isso”. 

O presidente em exercício da AAPJ, Sérgio Sant’Anna, lembrou as dificuldades enfrentadas nos 30 anos da Associação e destacou que ela tem representatividade nos conselhos municipais. “É difícil fazer o munícipe participar da comunidade, mas a AAPJ faz isso com seus associados”, disse. 

Escola Municipal de Ballet

Segundo João Carlos Gonçalves, a Escola Municipal de Ballet da Casa de Cultura presta grande serviço à Joinville. “Ela possibilita o acesso da comunidade ao ensino-aprendizagem da dança e possui um currículo diversificado, visando contribuir para a formação de cidadãos sensíveis, críticos e criativos”, afirmou. 

A coordenadora da Escola de Ballet, Elisete Delmonti, destacou que, pelo fato de ser pública, a escola não seleciona os alunos. “Ela tem, portanto, um caráter inclusivo”, disse. E completou: “a escola forma não apenas bailarinas, mas pessoas que valorizam a importância da arte”. 

Ajorpeme

Para o presidente da Câmara de Vereadores, a Ajorpeme tem importância fundamental para a economia de Joinville. “Nestas três décadas de existência, foram muitas lutas e vitórias, sempre buscando o melhor para o desenvolvimento econômico de nossa cidade”, afirmou. O vereador aproveitou a oportunidade para citar que nesta semana foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 16/2014, que, segundo ele, tem fundamental importância para a desburocratização e celeridade nos processos de abertura e legalização de empresas em Joinville. 

A presidente da Ajorpeme, Rosi Dedekind, lembrou que, na sua criação, a Ajorpeme era formada por 35 empresários que começaram a trabalhar pelo tratamento justo às pequenas e médias empresas. “A entidade alcançou altos índices de representatividade”, afirmou. Rosi destacou o lema da associação: “Juntos somos mais fortes”.

 

Foto de Sabrina Seidel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui