Vereadores celebram os 10 anos da Escola do Legislativo

0
290

Em comemoração aos 10 anos da criação da Escola do Legislativo (EL) Vereadora Ana Rita Negrini Hermes, os vereadores abriram espaço na sessão ordinária desta terça-feira (10) para uma homenagem ao programa institucional da CVJ. Com atividades iniciadas em 2011, a EL tem como objetivos oferecer suporte para capacitação de servidores e vereadores e, por meio de programas de educação política, aproximar o Poder Legislativo da sociedade.

Entre os projetos controlados pela escola, que trabalham a integração do Poder Legislativo com a sociedade, estão o Prêmio Jovem Autor, o Conhecendo o Legislativo, o Legislativo Vai à Escola e a Câmara Mirim. Todos os programas inserem alunos de escolas joinvilenses em atividades relacionadas a temas políticos.

Presidente da EL, Tânia Larson (PSL) parabenizou a equipe de servidores que coordenam o programa, que classificou como referência para outras câmaras de Santa Catarina. Tânia também destacou que, desde junho, a EL passou a ter a denominação de “Escola do Legislativo Vereadora Ana Rita Negrini Hermes”, em homenagem à ex-vereadora da 18ª legislatura, que morreu no dia 9 de fevereiro desse ano, vítima de câncer. A denominação partiu de um projeto, de autoria de Cassiano Ucker (Cidadania), que foi aprovado por todos os vereadores.

Sessão Ordinária 10 Anos Escola Legislativo
Vereadora Tânia Larson, na tribuna, presta homenagem à Escola do Legislativo pelos 10 anos de fundação

A presidente da Câmara Mirim, Danúbia Pereira do Carmo, participou da sessão como convidada e recebeu espaço na tribuna para discursar sobre o aniversário da escola. A jovem parlamentar destacou que as ações dela representam “expressiva contribuição do Legislativo para fortalecer a democracia, dando voz a milhares de joinvileses”.

As parabenizações fizeram parte dos discursos de todas as bancadas na palavra livre. Pelo PDT, Lucas Souza, primeiro ex-vereador mirim que foi eleito vereador por Joinville, ressaltou os sentimentos de alegria e orgulho por ter feito parte da Câmara Mirim. Lucas afirmou que a experiência no projeto da Escola do Legislativo fez muita diferença na vida dele.