A Comissão Especial de Saúde visitou nesta quinta-feira (25) mais uma unidade pública de saúde de Joinville. Dessa vez, foi na Unidade de Pronto-atendimento Norte, no bairro Costa e Silva.

O presidente da comissão, vereador Claudio Aragão (MDB), afirmou que uma das dificuldades encontradas no PA Norte são as filas de madrugada. Segundo os relatos, os pacientes, com medo de não conseguirem atendimento, vão para a porta antes do sol raiar para garantir vaga.

Outro problema observado pelos vereadores é o espaço físico. De acordo com o relator do colegiado, vereador Cassiano Ucker (União Brasil), o PA Norte apresenta uma dificuldade estrutural muito grande. Para o vereador, o ideal seria a construção de uma nova unidade, já que o espaço físico já foi “muito remendado”.

Ucker, entretanto, reconhece a dificuldade de colocar isso em ação. Já para o vereador Brandel Junior (Podemos), uma solução possível seria deslocar as partes administrativas do PA Norte para locais alternativos.

A Comissão Especial de Saúde foi instalada em 19 de abril e tem duração de até 60 dias úteis. Ela é formado pelos vereadores Claudio Aragão (presidente), Brandel Junior (secretário), Cassiano Ucker (relator), Lucas Souza (PDT) e Neto Petters (Novo).

Os vereadores da comissão já fizeram visitas às unidades de pronto-atendimento Sul, Leste e Norte, ao Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, além de outras unidades básicas de saúde do município.