A Comissão de Finanças concordou de forma unânime na tarde desta quarta-feira (24) com a conversão dos agentes de trânsito de Joinville em guardas municipais. A proposta está no Projeto de Lei Complementar 12/2023, de autoria da Prefeitura, que promove uma reestruturação de toda a corporação, com a criação de novas funções gratificadas e a previsão de os novos guardas terão as mesmas atribuições dos antigos.

O texto foi analisado pelo vereador Alisson (Novo), que foi favorável à aprovação da proposta “em relação à compatibilidade e adequação financeira e orçamentária da proposição”. Acompanharam a posição de Alisson os vereadores Lucas Souza (PDT), Claudio Aragão (MDB), Tânia Larson (União Brasil) e Kiko do Restaurante (PSD).

Em estimativa de impacto financeiro, a Prefeitura informou que as mudanças devem resultar um gasto mensal de R$ 232 mil. Anualmente, em quase R$ 3,2 milhões.

O projeto ainda precisa passar pelas comissões de Proteção Civil e de Urbanismo (que também cobre pautas relacionadas aos serviços públicos em geral). Só depois o projeto poderá ser encaminhado ao Plenário.