Os vereadores da Comissão de Proteção Civil se reuniram nesta terça-feira (30) com o secretário da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), Paulo Rogério Rigo, para discutir a situação das viaturas da guarda municipal que estavam paradas por falta de emplacamento e seguro.

Em junho deste ano, o vereador Brandel Junior (Podemos) visitou a Seprot para saber por que alguns veículos não estavam circulando. Segundo a assessoria do parlamentar, Brandel recebeu muitos questionamentos por parte dos munícipes, que buscavam esclarecimentos sobre a utilidade desses veículos.

Rigo explicou que as viaturas estavam paradas, porque a verba de repasse recebida não foi suficiente e a Prefeitura de Joinville precisou fazer uma suplementação. Ele também disse que não era uma prática da administração anterior fazer o seguro de todos os veículos.

“Naquele momento, a Guarda Municipal estava em formação. Não houve prejuízo”, afirmou o secretário.

Atualmente, Rigo garantiu que a maioria das viaturas, tanto da Guarda, quanto do Detrans, como da Defesa Civil, ou tem seguro ou está em processo de aquisição. Ele disse que o processo está bem avançado e que acredita que os seguros de todos os veículos serão confirmados.

Durante a reunião ordinária, o vereador Kiko do Restaurante (PSD) questionou se há viaturas para os 44 novos guardas que receberam formação. Paulo Rigo respondeu que a Seprot consegue atender a demanda com a frota atual. Hoje, a Defesa Civil conta com quatro caminhonetes. A Guarda Municipal, com dois carros e dois ônibus.