A Câmara Mirim encerrou nesta quarta-feira (29) a campanha “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo a prevenção do suícidio. Na sessão de término das atividades referente ao tema, que ocorreram durante todo mês na CVJ, os mirins apresentaram um projeto que prevê a implantação de um programa de prevenção ao suicídio nas escolas. Ao final da sessão, eles puderam prestigiar algumas apresentações culturais realizadas no átrio da Câmara.
O projeto foi entregue pela vereadora mirim Danúbia Pereira do Carmo, presidente da Mesa Diretora, aos vereadores Tânia Larson (PSL), presidente da Escola do Legislativo (EL), e Kiko do Restaurante (PSD), presidente da Comissão de Saúde. Os dois parlamentares se comprometeram em protocolar a proposta.
Durante a sessão, o ex-vereador mirim Victor Neckel, que foi responsável pela organização das atividades juntamente com as coordenadoras da EL, Juliana Filippe e Luana Santos de Oliveira, falou na tribuna livre sobre a importância de conversar sobre os problemas voltados à saúde mental.
A presidente do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC), Síntia Regina Bonatti Reif, a psiquiatra e membro da Associação Joinvilense de Psiquiatria, Maria Aparecida Nunes Fontana, e a voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), Solange Coral, também discursaram sobre o tema.
Em todas as falas, foi destacada a necessidade de se ter mais políticas públicas voltadas a esse problema. Além disso, o incentivo à procura por ajuda foi ressaltado por elas. O número do CVV, 188, foi divulgado durante a sessão.
Apresentações
Após a sessão, a Câmara cedeu espaço para algumas apresentações culturais que aconteceram no átrio. O ex-vereador mirim, Victor Neckel, junto com as bailarinas Morgana Gabriela e Maria Clara Rocha da Silva fizeram uma apresentação ao som da música Vou Gritar, da artista Jenni Mosello.
Depois deles, Jessé Carlos fez uma demonstração com violino, tocando a música Great Is Thy Faithfulness – Chris Rice.
A poesia foi representada pelo poeta e performer, Nicolas Doudat, com sua obra autoral denominada Insônia.
A artista regional Jesus Lumma também marcou presença no evento, cantando músicas autorais como E eu, animando todos que prestigiaram o evento.
Os bailarinos Daniel Wodtke, Maria Vitória Carolino Cesto e Cristiane Ferreira, do grupo de dança Asas Macalossi, finalizaram as apresentações do setembro amarelo.
Vários vereadores aproveitaram o momento e prestigiaram as apresentações culturais.