A Câmara Mirim encerrou nesta quarta-feira (29) a campanha “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo a prevenção do suícidio. Na sessão de término das atividades referente ao tema, que ocorreram durante todo mês na CVJ, os mirins apresentaram um projeto que prevê a implantação de um programa de prevenção ao suicídio nas escolas. Ao final da sessão, eles puderam prestigiar algumas apresentações culturais realizadas no átrio da Câmara.

O projeto foi entregue pela vereadora mirim Danúbia Pereira do Carmo, presidente da Mesa Diretora, aos vereadores Tânia Larson (PSL), presidente da Escola do Legislativo (EL), e Kiko do Restaurante (PSD), presidente da Comissão de Saúde. Os dois parlamentares se comprometeram em protocolar a proposta.

Entrega do Projeto

Durante a sessão, o ex-vereador mirim Victor Neckel, que foi responsável pela organização das atividades juntamente com as coordenadoras da EL, Juliana Filippe e Luana Santos de Oliveira, falou na tribuna livre sobre a importância de conversar sobre os problemas voltados à saúde mental.

A presidente do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC), Síntia Regina Bonatti Reif, a psiquiatra e membro da Associação Joinvilense de Psiquiatria, Maria Aparecida Nunes Fontana, e a voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), Solange Coral, também discursaram sobre o tema.

Setembro amarelo

Em todas as falas, foi destacada a necessidade de se ter mais políticas públicas voltadas a esse problema. Além disso, o incentivo à procura por ajuda foi ressaltado por elas. O número do CVV, 188, foi divulgado durante a sessão.

Apresentações

Após a sessão, a Câmara cedeu espaço para algumas apresentações culturais que aconteceram no átrio. O ex-vereador mirim, Victor Neckel, junto com as bailarinas Morgana Gabriela e Maria Clara Rocha da Silva fizeram uma apresentação ao som da música Vou Gritar, da artista Jenni Mosello.

Apresentação de Dança

Depois deles, Jessé Carlos fez uma demonstração com violino, tocando a música Great Is Thy Faithfulness – Chris Rice.

Apresentação de Violino

A poesia foi representada pelo poeta e performer, Nicolas Doudat, com sua obra autoral denominada Insônia.

Apresentação de poesia

A artista regional Jesus Lumma também marcou presença no evento, cantando músicas autorais como E eu, animando todos que prestigiaram o evento.

Cantor Jesus Lumma fazendo sua apresentação

Os bailarinos Daniel Wodtke, Maria Vitória Carolino Cesto e Cristiane Ferreira, do grupo de dança Asas Macalossi, finalizaram as apresentações do setembro amarelo.

 grupo de dança Asas Macalossi

Vários vereadores aproveitaram o momento e prestigiaram as apresentações culturais.