Nos últimos dois dias, a Câmara de Vereadores de Joinville recebeu um auditor externo, que avaliou minuciosamente os processos administrativos e legislativos da casa e recomendou a manutenção da certificação ISO 9001 por mais um ciclo. Esse certificado garante que o Sistema de Gestão de Qualidade da CVJ está realizando os processos da forma como prevista na norma NBR ISO 9001:2015.

O auditor Osmar Baptista, do Instituto Totum, percorreu os setores e gabinetes para avaliar as atividades realizadas e a gestão de trabalho dos servidores. Duas sugestões de melhorias foram apontadas, enquanto nenhuma não-conformidade foi registrada. Uma das sugestões é a possibilidade de existir um tratamento da Controladoria Interna em caso de atrasos no prazo de inclusão dos documentos e processos no Portal da Transparência.

Outra ideia é que os diretores dos setores tenham mais autonomia no gerenciamento de não-conformidades, com a possibilidade de abrir um relatório e passar para a gestão de qualidade, sem a necessidade de exercer uma auditoria interna. Ele ainda parabenizou os funcionários da CVJ e o coordenador de qualidade, Luiz Eugenio Gerent, pelo trabalho realizado.

A Câmara se destaca por manter o certificado ISO 9001 desde 2006, com exceção de 2020, ano em que, por conta da pandemia de covid-19, não houve contratação de auditoria de manutenção. A Casa ainda passará por inspeções internas e externas anuais de manutenção do certificado, até a próxima recertificação, que ocorrerá em 2024.