Padronização de serviços e melhorias em processos estão entre as ações que resultam em maior confiabilidade no serviço público e garantia de bom atendimento ao cidadão. Essas são algumas das razões pelas quais a Câmara de Vereadores de Joinville passa esta semana por uma auditoria para obter a certificação ISO 9001. Um auditor externo está percorrendo os setores e gabinetes da CVJ para avaliar atividades cotidianas, a gestão e as práticas de trabalho.

A auditoria realizada este ano é para a certificação da ISO 9001. A partir disso, a Câmara passará anualmente por auditorias de manutenção do certificado, até a próxima certificação, que ocorrerá em 2024.

A ISO 9001 certifica o Sistema de Gestão da Qualidade da Câmara, em uma demonstração de que os processos estão sendo realizados de maneira adequada, com foco na melhoria contínua deles. A organização dos processos internos, garantindo qualidade de trabalho e a capacitação de servidores podem tornar mais rápido e eficiente o atendimento ao cidadão.

Ouça o áudio do coordenador do Programa de Qualidade da Câmara de Vereadores de Joinville, Luiz Eugenio Gerent, que explica a importância da certificação ISO 9001.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, vereador Maurício Peixer (PL), a certificação contribui para a economidade e a qualidade. “A ISO 9001 traz a padronização que precisamos para efetuar os nossos trabalhos com qualidade e melhorias no atendimento ao cidadão e satisfação dos nossos munícipes”, afirmou.

A primeira certificação ISO 9001 da Câmara de Joinville foi em 2006. A empresa responsável pela auditoria neste ano é o Instituto Totum.