Os vereadores da Comissão de Proteção Civil da Câmara fizeram nesta terça-feira (29), uma audiência pública na Escola Deputado Nagib Zattar, no Jardim Paraíso, para discutir com os moradores do bairro a instalação de uma rotatória no cruzamento da rua Tuiuti e Dorothóvio do Nascimento. Cerca de 50 moradores da região atenderam ao chamado e participaram da audiência.

Os Ascendino Batista (PSD) e Henrique Deckmann (MDB), ambos moradores do Jardim Paraíso, Maurício Peixer (PL) e Diego Machado (PSDB), o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), Paulo Rigo, representante da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), Paulo Klein e Guilherme Belegante estiveram à disposição para esclarecer as dúvidas da comunidade.

O semáforo que está no cruzamento da rua Tuiuti com a Dorothóvio do Nascimento dará lugar a uma rotatória, segundo a Prefeitura para maior fluidez no trânsito.

Morador do bairro há anos, José Roberto, diz que esta mudança irá ajudar muito, porém, ele acrescenta que todo o trânsito do bairro está comprometido e necessita de mais projetos para beneficiar a comunidade.

Wilians Odia, coordenador das igrejas católicas do bairro, defende a retirada da lombada que está instalada na estrada Timbé, em frente ao supermercado Kunz. Segundo ele, em horários de pico o trânsito fica travado. Na avaliação dele, a retirada dessa lombada e a implantação da rotatória irão ajudar a desafogar o trânsito.

Rolf Otto, também morador do Jardim Paraíso, defende a necessidade da lombada, porém, que ela seja instalada próxima à Unidade Básica de Saúde III, para maior segurança dos pedestres, pois já perdeu vários amigos em acidentes de trânsito por ali.

Com relação à rotatória que será instalada no cruzamento da rua Tuiuti com a Dorothóvio do Nascimento, o secretário Paulo Rigo disse que já existe uma área desapropriada para a execução da obra e o contrato de sinalização em vigor. O próximo passo será a remoção de uma parte de canteiro por parte da Seinfra.

Rigo afirmou que além dessa rotatória, também está prevista um projeto para construção de uma outra rotatória próxima ao supermercado Kunz, na Estrada Timbé.

Maurício Peixer (PL) disse que os vereadores estão cobrando da Prefeitura mudanças e uma delas é a implantação de uma nova saída do bairro Jardim Paraíso. Segundo o vereador, a mudança está sendo incluída no Plano Diretor para a expansão urbana da região e, assim, ser realizado o segundo acesso.

Henrique Deckmann (MDB) é morador do Jardim Paraíso e disse que esse assunto é antigo e já foi muito debatido por várias lideranças no conselho comunitário. Deckmann afirma que não é só o segundo acesso ao Jardim Paraíso, mas a integração do bairro com Joinville para uma melhor qualidade de vida a todos os moradores”.

Segundo o diretor da unidade de mobilidade do Sepud, Paulo Klein, a rotatória que será instalada no Jardim Paraíso é um bom dispositivo em relação a acessibilidade, segurança viária e fluidez do trânsito, se comparado com um semáforo. Conforme o diretor, estudos apontam que cruzamentos com minis rotatórias obrigam os condutores a reduzir a velocidade para a aproximação, reconhecimento, tomada de decisão e circulação, sempre dando preferência a pedestres e ciclistas.

O gerente de operações do Departamento de Trânsito (Detrans), Guilherme Belegante, apresentou aos moradores uma proposta que ainda está em análise para que as ruas Carina, Crux e Canis Vinati, todas no Jardim Paraíso, tenham sentido único. Essa mudança, que ainda está em avaliação, dará mais segurança e fluidez ao trânsito, diz Belegante.

Com mais de 23 mil moradores, o Jardim Paraíso tem a sétima maior população entre os bairros de Joinville. O acesso é concentrado na rua Tuiuti, com ligações com a Santos Dumont e Dorothovio do Nascimento. “É um dos locais de maior movimento na cidade. Por isso, a necessidade de mais projetos para desafogar o trânsito local. A Sepud estuda acessos por ruas já existentes, mas com ampliações”, disse Ascendino.

Segundo o secretário Rigo, projeto e as desapropriações necessárias já foram estabelecidos na gestão municipal anterior. Agora o projeto será realmente colocado em prática, mas ainda sem data para o início das obras.

Ao final das apresentações e discussões, moradores presentes à audiência pública aprovaram por unanimidade o projeto para a implantação da rotatória no cruzamento da rua Tuiuti com a Dorothóvio do Nascimento, no bairro Jardim Paraíso.