A Câmara Mirim elegeu a mesa diretora nesta quinta-feira (4). A nova presidente é a vereadora mirim Maria Clara Paz, o vice-presidente é José Gustavo Gomes da Rocha, e a primeira secretária é Isis Schmitt Fiorentin.

As atividades do programa já se iniciaram neste ano. Os estudantes eleitos pelas escolas para integrarem o programa participaram do acolhimento da Escola do Legislativo, fizeram um curso de oratória e tomaram posse no dia 21 de março.

A presidente Maria Clara Paz pediu à prefeitura melhorias na quadra de esportes da Escola Municipal Sadalla Amin Ghanem, do bairro Parque Guarani. 

Vereadores mirins de 2024/Mauro Schlieck/CVJ

Já o vereador mirim José Manuel Pinheiro Alvarenga, aluno da Escola Municipal Pastor Hans Müller, criticou a desigualdade educacional das comunidades indígenas na Bahia.

Agora os mirins irão se reunir, mensalmente, para a sessão ordinária, geralmente na segunda quinta-feira de cada mês. A próxima está agendada para terça-feira, dia 9, às 15h, no plenário.

Ouça a reportagem da Rádio Câmara Joinville 102,3 FM

O funcionamento da sessão dos mirins segue regras semelhantes às das sessões dos vereadores adultos. Eles podem, por exemplo, propor projetos de lei, votar e sugerir melhorias nas escolas. O mandato dos mirins dura um ano.