Iguape é uma das ruas pouco conhecidas da cidade, mas quem já esteve no Cemitério Municipal de Joinville já andou sobre ela em algum momento. Trata-se do nome da via que liga o cemitério à rua Marajó, no entroncamento com a Ottokar Doerffel. Por extensão, o nome Iguape se aplica à principal via que percorre a necrópole.

Essa rua é tema desta reportagem, porque já motivou duas proposições recentes do vereador Cassiano Ucker (Cidadania). A preocupação do parlamentar é assegurar o acesso público ao cemitério. Atualmente, a via não consta no patrimônio do município, conforme resposta da Prefeitura a um pedido de informação do vereador, apresentado e aprovado em novembro do ano passado.

Em 17 de dezembro do ano passado, a coordenadora da Unidade de Controle Patrimonial da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Sandra Regina Borges da Costa Correa, explicou que não há registro de “nenhuma doação ou desapropriação que incorpore a rua Iguape ao patrimônio público municipal.”

Coordenador da Unidade de Mobilidade Urbana da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Sepud), Diego Felipe Costa afirmou na documentação enviada pela Prefeitura que “a rua Iguapé, por possuir uma ocupação antiga e nunca ter tido suas larguras oficializadas, será inclusa no cronograma desta secretaria para a elaboração e regularização de suas diretrizes” [sic].

Por outro lado, é possível saber que, há 50 anos, a via não tinha nome. Sandra explica que “quando o município desapropriou a área para a ampliação do Cemitério Municipal, o registro citava sua confrontação pelo lado oeste com um ‘caminho de acesso ao cemitério’, o que presume-se, hoje, ser a rua Iguape” [sic].

A Iguape tem, no entroncamento com a Marajó, pouco menos de 6 metros de largura, não comportando mais que um veículo por vez. Ela servia de acesso normal ao cemitério até a mudança de tráfego feita na região em 2018 com o intuito de desafogar o gargalo que existia no cruzamento das ruas Ottokar Doerffel e Marquês de Olinda. A mudança incluiu a rua Marajó no sistema de circulação de veículos.

A segunda proposição de Ucker é a Moção nº 92/2022, que apela ao prefeito Adriano Bornschein Silva (Novo) para que “adote as providências necessárias, declarando de utilidade pública, para fins de desapropriação, as áreas inscritas na Secretaria Municipal da Fazenda correspondentes à rua Iguape, a fim de assegurar a incorporação dessa via ao sistema viário municipal e o acesso público ao Cemitério Municipal”.