A Comissão de Urbanismo fez nesta terça-feira (14) audiência pública para discutir a implantação de ciclovia na região central de Pirabeiraba. Ainda não há consenso entre comerciantes e ciclistas. O debate foi proposto pelo vereador Diego Machado (PSDB).

Segundo o diretor do Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans), Paulo Rigo, o Ministério Público de Santa Catarina acionou a Prefeitura para que uma ciclovia fosse implantada na região central de Pirabeiraba. Ainda de acordo com o secretário, o órgão está preparado para fazer a implantação da ciclovia. O problema é a falta de acordo entre comerciantes e ciclistas.

Audiência pública sobre ciclovia em Pirabeiraba
Gerente do Detrans, Guilherme Belegante também falou aos comerciantes e ciclistas que vieram à audiência pública

Rigo disse que uma das opções seria implantar a ciclovia na rua Olavo Bilac. Essa seria a melhor opção para os ciclistas, mas os comerciantes não a querem, porque entendem que as vagas de estacionamento que serão perdidas nesse caso são essenciais para o comércio local.

Na avaliação do presidente do Movimento Pedala Joinville, Jefferson dos Santos, a prioridade deve ser mais segurança para os trabalhadores que usam a bicicleta para locomoção. Já o comerciante Maurício Manarin reclamou da suposta perda de 20 a 25 vagas de estacionamento. Na visão dele, a ciclovia poderia ser instalada em outras vias.

Outra possibilidade apresentada pelo Detrans está nas ruas João Eberhardt e Conselheiro Pedreiro. Entretanto, essa não seria a melhor opção para os ciclistas, segundo o departamento, visto que o trajeto seria mais longo.