Nesta quarta-feira (3), a Comissão de Saúde aprovou um pedido de prioridade para a busca de recursos estaduais e federais para a implantação de um programa de equoterapia no município.
A solicitação foi apresentada pelo vereador Pastor Ascendino Batista (PSD) após uma apresentação de representantes do Esquadrão Montado da Polícia Militar de Santa Catarina, que detalhou um projeto para utilizar cavalos da corporação em terapias assistidas.
O Major André Marques da Rosa explicou que o projeto foi idealizado em Joinville ainda em 2013, mas foi interrompido após a falência da empresa responsável pela obra do espaço. Para concluir a estrutura, é necessário um investimento de R$ 1,2 milhão, além de custos operacionais mensais.
O oficial destacou que a PM já possui cavalos com o perfil comportamental adequado e que, desde a edição da Lei Federal 18.664/2023, que regulamenta a prática da equoterapia em todo o país, o projeto sofre revisões para atender aos requisitos de segurança e à exigência de equipe multiprofissional.
Durante a apresentação, o Sargento Denilson Alves detalhou os benefícios da equoterapia, que auxilia na recuperação motora de pacientes, gera estímulos a partir do movimento do cavalo e pode beneficiar pessoas com transtorno do espectro autista, lesões ou necessidades de reabilitação, além de favorecer a socialização.
A moção aprovada pela comissão, que terá prioridade de votação no Plenário, apela por emendas parlamentares de deputados estaduais, federais e senadores.







