Na reunião de Urbanismo desta terça-feira (22), os vereadores receberam reivindicações do grupo Juntos Somos Mais Fortes. Defensor dos direitos das pessoas com mobilidade reduzida, o grupo pediu aumento da frota e instalação de ar-condicionado nos ônibus do transporte eficiente. Os vereadores decidiram enviar as cobranças à Prefeitura.

Conforme o relato do representante do grupo, Nelso Farias, usuários do transporte eficiente, que usam o serviço para deslocamento a tratamento médico, já precisaram ser socorridos pelo Samu por conta do calor no interior dos ônibus. Segundo Nelso, em alguns casos, o usuário chega a ficar até duas horas em deslocamento pela cidade, o que, para ele, é inaceitável.

Sobre o aumento da frota, Nelso justificou que há pessoas que aguardam a liberação de vaga para poder usar o transporte. O serviço do transporte eficiente é feito a partir de agendamentos e destinado a pessoas com mobilidade reduzida.

O presidente da comissão, Diego Machado (PSDB), sugeriu enviar as cobranças à Prefeitura. Diego declarou que vai aguardar um posicionamento do Poder Executivo para definir se faz um debate sobre o assunto.

Denúncia

A Comissão de Urbanismo solicitou um parecer da Procuradoria da CVJ sobre a denúncia contra o secretário de Infraestrutura (Seinfra), Jorge Correia de Sá. A decisão foi motivada por um memorando encaminhado pelo vereador Sidney Sabel (União Brasil). No documento, Sabel questiona se a competência para analisar a denúncia realmente é da Comissão de Urbanismo.

Diego Machado comunicou que aguarda o posicionamento da Procuradoria para definir se convoca Jorge Correia de Sá. O presidente da comissão também informou que poderá chamar uma reunião extraordinária, durante a semana, para dar um encaminhamento ao tema.

Na semana passada, Sabel e Cassiano Ucker (Cidadania) apresentaram denúncia de suposta improbidade administrativa por parte de Jorge Correia de Sá. Conforme a denúncia, o secretário, supostamente, intermediaria a venda do terreno que abriga a fábrica de tubos da Prefeitura.

Próximas reuniões

Na próxima terça-feira (1°), o colegiado tem na pauta o debate sobre a acessibilidade nas calçadas de Joinville. O vereador Adilson Girardi (MDB) foi o proponente do tema.

O parlamentar sugeriu convite para participação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comde), da Associação dos Deficientes Físicos de Joinville (Adej), da Secretaria de Meio Ambiente (Sama) e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Para o encontro seguinte, no dia 8 de março, a comissão agendou debate sobre obras de saneamento básico no distrito de Pirabeiraba. O vereador Sidney Sabel é o proponente da reunião.