Nesta quinta-feira (2), vereadores que integram a Comissão de Proteção Civil realizaram diligências em dois terrenos baldios ocupados por moradores de rua, localizados nos bairros Aventureiro e João Costa. A ação teve como objetivo orientar os ocupantes dos locais a buscarem ajuda do município e garantir a segurança da população dos entornos.
No bairro Aventureiro, os vereadores encontraram apenas uma pessoa em situação de rua no local visitado, que fica dentro do mangue. Havia grande quantidade de lixo e uma barraca improvisada com pedaços de madeira, panos e plásticos.
Para o vereador Mateus Batista a diligência, embora necessária, é apenas uma medida paliativa. Ele defendeu que a solução é “deportar” para suas cidades aqueles moradores que não aceitarem ajuda.
Já no terreno do bairro João Costa, o vereador Instrutor Lucas afirmou em vídeo que a ação é importante para a preservação do espaço e para reduzir a sensação de insegurança entre os moradores. Lucas reforçou a necessidade de políticas públicas de assistência social para atender às pessoas em situação de rua, evitando que simplesmente sejam removidas dos locais.
O vereador Pelé também participou da diligência, que contou com o apoio da Guarda Municipal. A iniciativa segue o modelo de ações já realizadas em áreas públicas e particulares de Joinville, como a desocupação de terreno no bairro Adhemar Garcia, em setembro, alvo de ocupações irregulares e atividades ilícitas, segundo os parlamentares.