A eventual criação de um binário entre as ruas Florianópolis e Monsenhor Gercino poderá ser objeto de discussão de uma comissão especial na Câmara de Vereadores de Joinville. Proposto por Lucas Souza (PDT), o Projeto de Resolução 14/2023 prevê a criação da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Região Sul de Joinville. Se aprovada sua criação, o colegiado terá um prazo de trinta dias prorrogáveis por mais trinta para debater o assunto e demais desafios da mobilidade da zona sul.
Entre as atividades previstas, o projeto cita que os vereadores deverão ouvir a população sobre os problemas de mobilidade urbana e elaborar um relatório que aponte as necessidades e ações a serem realizadas pelo município.
O caminho do projeto na CVJ teve início nesta segunda-feira (21), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Nela, Lucas Souza defendeu que o binário em questão é uma bandeira dos vereadores da zona sul.
O parlamentar pediu agilidade na tramitação da proposta para que a comissão possa acompanhar a consulta pública da Prefeitura sobre o binário, que deverá ocorrer no mês de setembro.
Relator designado na CCJ, Neto Petters (Novo) disse entender que o pleito é importante e afirmou que avaliará o pedido de Lucas. Segundo Neto, uma reunião extraordinária da CCJ poderá ser chamada durante a semana.
Antes da votação pelo Plenário, o texto deverá ser analisado pela Comissão de Urbanismo, Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente.