Emenda que inclui os auxiliares educadores e auxiliares escolares ao projeto de lei da Prefeitura que faz mudanças no plano de carreira de servidores da educação foi assunto nesta segunda-feira (27) na Comissão de Legislação, mas não foi votada. Por requerimento do vereador Claudio Aragão (MDB), a emenda será debatida com a presença de representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região (Sinsej) e das secretarias de Educação, de Fazenda e de Gestão de Pessoas. A reunião, que será conjunta com a Comissão de Educação, foi marcada para amanhã (28), às 19h30.
O relator da emenda na comissão, vereador Kiko do Restaurante (PSD), já assinou parecer contrário à emenda, alegando vício de iniciativa. A emenda é de autoria dos vereadores Claudio Aragão (MDB), Ana Lucia Martins (PT), Cassiano Ucker (União Brasil) e Sidney Sabel (União Brasil). Aragão defendeu que é necessário que a legislação inclua os auxiliares, não apenas os professores.
Já os vereadores contrários à emenda argumentaram que a tentativa de inclusão da emenda vai atrasar a aprovação do projeto de lei (PL 113/2022). Na visão deles, os professores serão prejudicados com a demora. Presidente da Comissão de Legislação, Alisson (Novo) afirmou que o Executivo se comprometeu a ajustar, em uma nova proposta de lei, também a carreira dos auxiliares.