A Tribuna Livre desta quarta-feira (9) foi dedicada ao futebol amador de Joinville. O presidente da Liga Joinvilense de Futebol, Laudir Zermiani, apresentou informações sobre a instituição, que vai completar 86 anos em 20 de agosto. Ele também sugeriu ação para os vereadores com o fim de incentivar o futebol amador.

Entre as sugestões estão a criação de um museu do futebol amador, com o fim de resgatar o histórico do futebol em Joinville, e a organização social que tem o esporte como base. Além disso, Zermiani apresentou um pedido por estudos sociológico, econômico e antropológico do futebol amador.

Quanto a ações mais diretas do poder público, a apresentação da instituição mencionou o patrimônio histórico e cultural, bem como a criação de uma comissão de incentivo ao futebol amador.

A LJF foi criada em 1935, à época com o nome de Associação Catarinense de Desportos. Em 1942 adotou o nome atual. Atualmente a LFJ conduz a realização de dez competições, das quais participam 40 agremiações esportivas, das quais participam aproximadamente mil jogadores. Além disso, 1,5 mil jovens participam das atividades das escolinhas de futebol dos clubes ligados à entidade.

A instituição também possui uma estrutura de formação de árbitros de futebol, a partir da qual saíram árbitros aptos a apitar partidas organizadas pela Fifa, como é o caso de Charly Deretti, que já atuou na Libertadores Feminina, e pela CBF, como é o de Diego Cidral. A partir dessa estrutura também foram formados 20 árbitros que atuam na Federação Catarinense de Futebol.

Todavia, nem todas as atividades de futebol amador são cobertas pela LJF. Zermiani mencionou que existem em Joinville 130 times oficiais, mas que não estão filiados.

Sidney Sabel (Democratas) comentou que o futebol joinvilense é um patrimônio cultural da cidade, a partir do qual se gera uma economia que envolve uniformes, restaurantes e atletas, dando retorno aos cofres públicos. Sabel pediu que o secretário de esporte, André Mattos, tenha um olhar especial ao esporte amador.

Osmar Vicente (PSC) e Kiko do Restaurante (PSD) parabenizaram o trabalho de Laudir. Vicente, em especial, observou que conheceu Laudir em 1988, época em que Zermiani já era ligado ao esporte, e destacou que vai apoiar qualquer medida em favor do futebol amador.

Diego Machado (PSDB) também parabenizou o trabalho do dirigente e observou que não chegou a jogar a primeirona pelo Pirabeiraba, embora tenha participado de duas seletivas promovidas pelo clube.