O Projeto de Lei Ordinária nº 98/2021, de autoria de Adilson Girardi (MDB), visa reconhecer a usina hidrelétrica e a cachoeira do Piraí, ambas localizadas na zona rural do bairro Vila Nova, como Patrimônio Histórico Cultural do Município de Joinville. A intenção do parlamentar é preservar a história do importante ponto turístico joinvilense.

Conforme a justificativa apresentada por Girardi no texto da proposta, a Usina Hidrelétrica do Piraí, primeira usina catarinense, construída em 1908, tem notável relevância no abastecimento de energia elétrica para Joinville. O parlamentar também defende a inclusão da cachoeira do Piraí na lista de patrimônios, por considerá-la um raro cenário de beleza natural.

Usina Piraí
Foto de Edilson Helmann / Flickr.com

Segundo Girardi, além da preservação histórica do local, a aprovação da proposta facilitaria a preservação dos espaços a fim de que as crianças e jovens possam desfrutá-los.

Separados por uma distância de aproximadamente 300 metros, a usina e a cachoeira do Piraí estão localizados no final da Estrada do Salto I.

Protocolado na CVJ em maio de 2022, o projeto aguarda a designação de relator na Comissão de Legislação.