A supervisora de pesquisas estruturais anuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Arlaine Sitta Lenzi, informou aos vereadores na sessão ordinária desta quarta-feira (27), que o órgão iniciou no último dia seis os preparativos para o Censo 2022 em Joinville e região. Uma comissão interna de servidores já trabalha na redação do edital de processo seletivo simplificado, que permitirá ao IBGE contratar as pessoas que vão trabalhar no censo.

Arlaine, que será a coordenadora da área (Joinville e região) nesta empreitada, informou que a equipe será formada, ainda, por três coordenadores de subáreas, seis assistentes administrativos e de TI, 12 agentes censitários, 56 supervisores e 542 recenseadores. A expectativa é que o edital da seleção seja lançado até dezembro, para que a contratação e o treinamento ocorram em março de 2022.

O censo em Joinville e região, informou a supervisora, deve ser executado em junho, julho e agosto de 2022. Todos os domicílios serão visitados. Segundo Arlaine, “será o mais abrangente censo de que se tem história”, em função da quantidade de informações coletadas. Os resultados do censo subsidiam, dentre outras coisas, o planejamento de políticas públicas e a alocação de recursos por todo o país.

Arlaine adiantou aos vereadores quais devem ser as principais dificuldades enfrentadas: as pessoas não abrem as portas de suas casas para os funcionários do IBGE por medo de que seja algum golpe; as pessoas passam informação errada por vergonha ou má fé, prejudicando os resultados da pesquisa; a infraestrtura algumas vezes insuficiente nos pontos de coleta que são montados para dar suporte aos funcionários do censo.

Por conta disso, segundo a supervisora, é importante que a população fique atenta às orientações que o IBGE começará a transmitir pelos meios de comunicação e pelas redes sociais a partir do ano que vem. O objetivo, segundo afirmou, será o de esclarecer a importância do Censo 202 e conscientizar a população para que atenda sem medo os recenseadores quando baterem à porta.