A Câmara de Vereadores de Joinville entregou nesta terça-feira (10) o título de Cidadão Honorário a Irineu Machado. A homenagem foi sugerida pelo vereador Claudio Aragão (MDB).

Irineu Machado nasceu em Vidal Ramos (SC) e, até os 16 anos, ajudou a família nas plantações de fumo, arroz e feijão. Em 1974, convenceu os pais a trocar o trabalho na agricultura por novas oportunidades em Joinville.

Aqui começou a trabalhar como frentista de um posto de gasolina. Mas foi como vendedor autônomo na Imobiliária Coluna que ele descobriu sua vocação.

A bordo de um Fusca bege, Irineu distribuía panfletos e oferecia lotes para as pessoas que circulavam na região. E foi com aquele Fusca bege que, durante quatro anos, levou os clientes para conhecer os imóveis nos mais diversos bairros da cidade.

Em 1983, ele alugou uma sala no Edifício Rudenas para atender a todos os clientes. Ali, começou a montar o próprio negócio. Em 1985, criou a empresa Irineu Machado que, em parceria com a Ellos Imóveis, vendeu o Loteamento Recanto Iririú.

O primeiro loteamento com a marca Irineu Imóveis foi o Pianezer, no bairro Aventureiro, pouco tempo depois. A equipe de trabalho foi formada em 1986, mesmo ano em que a empresa Irineu Machado, utilizando a marca Irineu Imóveis, ampliou os negócios: em parceria com Vilson Florêncio e com Heitor da Costa, comprou o Loteamento Jardim Bandeirantes e a Imobiliária Bandeirantes.

Esta imobiliária tornou-se a segunda empresa do Grupo Irineu Machado, que, até 1991, comprou 14 loteamentos e quase quatro mil lotes em Joinville e Balneário Barra do Sul. Outros 13 loteamentos foram comercializados pela empresa entre os anos de 1991 e 2000 e Irineu Machado era reconhecido em toda a região pelo trabalho realizado.

Em 1999, o Grupo Irineu começou a investir no esporte de Joinville. Criou uma sociedade esportiva e um time de futebol. Em 2001, ele também começou a investir no setor de hotelaria e turismo em Balneário Barra do Sul.