A Câmara de Vereadores de Joinville entregou nesta terça-feira (24), durante sessão solene, o título de Cidadã Honorária à cantora Karinah Werninghaus. O proponente da homenagem foi o vereador Kiko do Restaurante (PSD), que disse ser uma grande honra prestigiar a cantora com a maior honraria a quem não é nascido na cidade.

Karinah nasceu em Curitiba, mas morou por muitos anos em Joinville. “Eu só tenho a agradecer pelas oportunidades de melhorar e aprender com a cidade”, declarou. “Aprendi aqui a ter empatia, a me colocar no lugar do próximo, a enfrentar os preconceitos”.

Karinah iniciou na música aos 12 anos e carreira consolidada como sambista. A cantora atuou em diversas áreas relacionadas a voz, desde locução para rádio até gravações de jingles para grandes marcas, como a Disney. Karinah participou da primeira edição do programa “Ídolos”, e posteriormente foi ao programa “Charme”, onde teve o primeiro contato com a renomada cantora Alcione.

Ela fez incontáveis shows na carreira, além de ter participado de shows de grandes artistas como Jota Quest, Ivete Sangalo, Jorge Aragão, Alcione, entre outros. Também tem vários álbuns produzidos e muitas de suas músicas viraram trilha sonora de novela. Hoje ela tem uma grande notoriedade no ramo musical e é chamada de “Rainha do Pagode”.

Karinah é casada com o empresário Diether Werninghaus e é mãe de gêmeos.

Estavam presentes ao lado da cantora, além de Kiko, os vereadores Diego Machado (PSDB) e a secretária de saúde Tânia Eberhardt. Os vereadores Ascendino Batista (PSD), Claudio Aragão (MDB) e Cassiano Ucker (União Brasil), Ana Lucia Martins (PT), Wilian Tonezi (Patriota), Nado (Pros), Cleiton Profeta (PL) e Erico Vinicius (Novo) também prestigiaram a sessão.